Topo

Lula ou Bolsonaro? Saiba em quem os atletas e jogadores de futebol votam

16.out.22 - Os candidatos Lula e Bolsonaro (PL), durante o debate do segundo turno realizado pelo UOL em parceria com Band, Folha e TV Cultura  - ALLISON SALES/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO
16.out.22 - Os candidatos Lula e Bolsonaro (PL), durante o debate do segundo turno realizado pelo UOL em parceria com Band, Folha e TV Cultura Imagem: ALLISON SALES/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

30/10/2022 04h00

Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) disputam hoje (30) o segundo turno das eleições, que define quem será o presidente do Brasil nos próximos quatro anos.

Durante o período eleitoral, várias personalidades do esporte declararam apoio e manifestaram votos em seus candidatos preferidos.

Abaixo, o UOL Esporte lista alguns nomes de atletas e ex-atletas que se posicionaram politicamente para as eleições presidenciais.

Neymar

Pouco antes do primeiro turno, o camisa 10 do Paris Saint-Germain e da seleção brasileira apareceu em um vídeo de Jair Bolsonaro.

O craque cantou o jingle da campanha do atual presidente. "Vota, vota e confirma, 22 é Bolsonaro", diz a música. De lá para cá, ele já participou de uma live com o atual presidente, foi alfinetado por Lula em uma entrevista e vem fazendo posts pró-Bolsonaro com frequência.

Neymar grava vídeo cantando funk do Bolsonaro - Reprodução  - Reprodução
Neymar grava vídeo cantando funk do Bolsonaro
Imagem: Reprodução

Raí

O ex-jogador e ídolo do São Paulo vai no caminho oposto de Neymar. Depois de publicação a favor de Lula nas redes sociais, Raí fez uma manifestação na entrega da Bola de Ouro, prêmio aos melhores do mundo da revista France Football.

A atitude do ex-jogador foi respondida por Lula em suas redes sociais. No Twitter, o ex-presidente disse que estava assistindo ao evento e agradeceu ao apoio.

Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates' na Bola de Ouro - Reprodução/Ballon D'or - Reprodução/Ballon D'or
Raí fez o 'L' durante a apresentação do 'Prêmio Sócrates' na Bola de Ouro
Imagem: Reprodução/Ballon D'or

Lucas Moura

Assim como fez em 2018, o atacante do Tottenham não escondeu seu voto em Jair Bolsonaro. O jogador afirmou que o atual presidente tem as ideias que mais se encaixam com a sua maneira de pensar e se opôs a Lula.

Vanderlei Luxemburgo

Atualmente sem clube, o técnico Vanderlei Luxemburgo é mais um nome do futebol a demonstrar apoio a Lula. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o treinador apoiou o candidato do PT e se referiu a Bolsonaro como 'um sociopata'.

Rivaldo

O camisa 10 do penta é apoiador público de Bolsonaro e faz posts com frequência nas redes sociais manifestando o desejo de vê-lo no poder por mais quatro anos.

Paulinho

O atacante ex-Vasco e que atualmente está no Bayer Leverkusen, da Alemanha, posta no Twitter diversas mensagens indicando voto em Lula.

Romário

Atualmente senador, Romário concedeu entrevista ao jornal "Extra" recentemente e disse que está 'ao lado de Bolsonaro na hora do jogo'. O ex-atacante faz parte do PL, mesmo partido do atual presidente.

Juninho Pernambucano

O ex-jogador apareceu como VAR em um vídeo de campanha de Lula. "Agora, ele vai ser de novo o nosso presidente. Esse é craque", disse Juninho na propaganda.

Marcos

O ex-goleiro e ídolo do Palmeiras é mais um que não esconde o apoio a Bolsonaro, assim como já havia feito nas últimas eleições

Carol Solberg

Marcada pelo protesto contra Bolsonaro após uma partida no vôlei de praia, a jogadora postou um vídeo nas redes sociais onde manifestou apoio a Lula. "Eu voto 13! Lula presidente", escreveu.

Ana Paula Henkel

A ex-jogadora de vôlei já demonstrou apoio às falas de Jair Bolsonaro e faz críticas nas redes sociais ao outro candidato ao cargo de presidente na atual disputa do segundo turno.

Igor Julião

Ex-jogador do Fluminense e atualmente no Vizela, de Portugal, Igor Julião não esconde apoio a Lula nas eleições. O atleta já compartilhou mensagens elogiando o candidato do PT e criticando Jair Bolsonaro.

Maurício Souza

Envolvido em polêmicas por falas homofóbicas, o jogador de vôlei apareceu ao lado de Bolsonaro em Brasília e já compartilhou pensamentos alinhados às falas do atual presidente.

Joanna Maranhão

A ex-nadadora apoia Lula e sempre demonstrou sua posição em defesa de pautas ligadas à esquerda.