Topo

La Liga - 2022/2023

Espanhol: Vini Jr. marca, mas Real Madrid empata em casa com o Girona

Vinícius Júnior disputa a bola em Real Madrid x Girona, pelo Campeonato Espanhol - Reprodução/Twitter/realmadrid
Vinícius Júnior disputa a bola em Real Madrid x Girona, pelo Campeonato Espanhol Imagem: Reprodução/Twitter/realmadrid

Colaboração para o UOL, em São Paulo

30/10/2022 14h16

Mesmo jogando em casa e diante de um adversário que briga contra o rebaixamento, o Real Madrid encontrou muitas dificuldades e não conseguiu vencer. A equipe da capital espanhola só empatou com o Girona por 1 a 1, resultado que mantém o time na liderança do Campeonato Espanhol, mas diminui a vantagem para o Barcelona.

O Real Madrid abriu o placar aos 25 minutos do segundo tempo. Valverde fez uma boa jogada dentro da área e tocou para o meio. Vinícius Júnior, bem posicionado, completou para o gol. Dez minutos depois, Stuani, que havia acabado de entrar no jogo, empatou em cobrança de pênalti para o Girona.

Com o empate, o Real Madrid volta a se isolar na ponta do Campeonato Espanhol, mas agora a diferença para o vice-líder, o Barcelona, é apenas de um ponto: 32 a 31. O Girona, por sua vez, chega a dez pontos e deixa a zona de rebaixamento. Agora, a equipe é a 16ª colocada.

O Real Madrid volta suas atenções à Liga dos Campeões da Europa. Na próxima quarta-feira (2/11), a equipe recebe o Celtic (ESC) para encerrar a fase de grupos da competição europeia.

Na sequência do Campeonato Espanhol, o Girona joga em casa contra o Athletic Bilbao. O jogo está marcado para a próxima sexta-feira (4/11), às 17h (de Brasília).

real - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP - PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP
Vinicius Junior, durante jogo entre Real Madrid e Girona
Imagem: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP

Quem foi bem: Valverde cria principais chances do Real Madrid

O meia uruguaio Federico Valverde foi a principal peça do sistema ofensivo do Real Madrid, criando as melhores chances da equipe da casa.

No primeiro tempo, ele controlou a bola dentro da área com categoria e rolou para Rodrygo, que acertou o pé da trave, na melhor chance dos anfitriões na primeira metade do jogo.

Já na etapa complementar, Valverde foi insistente na jogada do gol do Real. Com a bola já dominada, o uruguaio chegou a ser agarrado pelo zagueiro, mas manteve a posse e tocou para o meio, encontrando Vini Jr, que abriu o placar.

Quem foi mal: Kroos

No primeiro tempo, o Real Madrid jogou com pouca intensidade, muito por conta de uma atuação abaixo da média de Kroos e Modric. No entanto, o meio-campista alemão se destacou negativamente por exagerar nas faltas.

Na primeira etapa, ele levou o cartão amarelo e ficou pendurado. Já no fim da partida, Kroos acertou um carrinho no adversário, recebeu a segunda advertência e foi expulso.

rodrygo - Reprodução/Twitter/realmadrid - Reprodução/Twitter/realmadrid
Rodrygo disputa a bola com jogadores do Girona, em jogo do Campeonato Espanhol
Imagem: Reprodução/Twitter/realmadrid

Lance decisivo: Rodrygo tem gol anulado

A arbitragem da partida tomou decisões polêmicas em dois lances capitais. Primeiro, aos 23 minutos de jogo, o VAR chamou o juiz para rever um toque de mão de Marco Asensio dentro da área do Real Madrid. Pênalti para o Girona e Stuani converteu a cobrança com categoria.

Aos 43 minutos do segundo tempo, mais uma polêmica. Gazzaniga fez grande defesa à queima-roupa em chute de Rodrygo. No rebote, o atacante dividiu com o goleiro argentino e mandou para as redes. O árbitro anulou o gol, marcando falta do brasileiro.

Ficha técnica

Real Madrid 1 x 1 Girona

Competição: Campeonato Espanhol

Data: 30 de outubro de 2022

Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madri

Horário: 12h15 (de Brasília)

Cartões amarelos: Kroos (RMA) e Modric; Gazzaniga, Arnau Martínez e David López (GIR)

Cartão vermelho: Kroos (RMA)

Gols: Vinícius Júnior (RMA), aos 25', e Stuani (GIR), aos 34 minutos do segundo tempo.

Real Madrid: Courtois; Carvajal, Rudiger, Alaba e F. Mendy (Éder Militão); Camavinga (Asensio), Modric e Kroos; F. Valverde (Mariano Díaz), Vinícius Júnior e Rodrygo. Técnico: Carlo Ancelotti.

Girona: Gazzaniga; Arnau Martínez; S. Bueno, David López e Miguel Gutiérrez (Javier Carrera); Oriol Romeu, Yan Couto (Rodrigo Riquelme), Y. Herrera (Reinier), Aleix García e V. Fernández (Toni Villa); Castellanos (Stuani). Técnico: Miguel Sánchez Muñoz.