Topo

Libertadores - 2022

Vice do Athletico na Libertadores adia promessa de Petraglia sobre Mundial

Pedro Henrique, do Athletico, lamenta expulsão ainda no primeiro tempo da final da Libertadores - Hector Vivas/Getty Images
Pedro Henrique, do Athletico, lamenta expulsão ainda no primeiro tempo da final da Libertadores Imagem: Hector Vivas/Getty Images

Do UOL, em Belo Horizonte (MG)

30/10/2022 04h00

Há sete anos, Mário Celso Petraglia, à época candidato à presidência do Athletico-PR, fez uma promessa um tanto quanto ousada: de acordo com o dirigente, sob sua gestão, o clube seria campeão mundial até a temporada de 2024 — ano em que o Furacão vai celebrar 100 anos de fundação.

Com a ida para a final da Libertadores, o mandatário esteve a um passo de ter a possibilidade de ver o sonho se realizar. Porém, com a vitória do Flamengo sobre os paranaenses, ontem (29), por 1 a 0, em Guayaquil, no Equador, na decisão do torneio continental, os cariocas serão os representantes da América do Sul no Mundial de Clubes da Fifa.

A promessa de Petraglia foi feita em uma entrevista para a rádio Banda B, em dezembro de 2015. De lá para cá, o Athletico conquistou duas edições a Copa Sul-Americana (2018 e 2021), além da Copa do Brasil de 2019. O time ainda foi finalista da competição nacional no ano passado, quando foi superado pelo Atlético-MG e ficou com o vice-campeonato.

"Fomos campeões das Séries B e A (do Brasileirão), quase fomos bicampeões dentro de dez anos prometidos, vice-campeões da Libertadores. Essa família atleticana sabe o que é melhor e quem merece a confiança. Seremos até o nosso centenário campeões do mundo", disse à Banda B na ocasião.

Sob o comando de Felipão, o Athletico voltou à decisão da Libertadores após 17 anos. Em 2005, a equipe decidiu o torneio pela primeira vez na história, diante do São Paulo, sendo superada na ocasião.

O Mundial de Clubes da Fifa ainda não tem data confirmada devido à realização da Copa do Mundo no Catar. Assim, o torneio caminha para ser realizado em janeiro do ano que vem ainda sem local definido.

Além do Flamengo, estão classificados para a disputa o Real Madrid (campeão da Liga dos Campeões). Wydad Casablanca, do Marrocos (campeão da Champions da África), Seattle Sounders, dos EUA (campeão da Concachampions) e Auckland City, da Nova Zelândia (campeão da Oceania)