Topo

Palmeiras

Abel Ferreira se torna marca de apoio a projetos sociais além do futebol

Abel Ferreira chora ao receber título de cidadão paulistano -  Danilo Martins Yoshioka/Podporco
Abel Ferreira chora ao receber título de cidadão paulistano Imagem: Danilo Martins Yoshioka/Podporco

Do UOL, em São Paulo

31/10/2022 04h00

Às vésperas da possível conquista do Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras, Abel Ferreira também vai ter uma nova marca a comemorar — literalmente. Inaugurada em silêncio no começo do ano, a marca pessoal do treinador português será lançada oficialmente em breve.

Quem tem o livro "Cabeça fria, Coração quente" reparou num logotipo com as iniciais "AF" do técnico impresso nas suas páginas finais. O logo é fruto do trabalho da agência Thunder Mustard, contratada pelo técnico e por sua assessoria de imprensa, para desenvolver para ele um trabalho de "branding".

Na prática, isso significa que a agência transformou Abel em um produto/empresa de si mesmo. "A logomarca é apenas uma parte do processo" contou ao UOL esporte Mateus Rossini, sócio da agência.

"A gente já tinha uma metodologia de branding, uma parte investigativa para tentar entender a visão que ele tem de si e como os outros o enxergam", revela. "Foram várias rodadas de conversa para chegar no que ele queria em termos de valores nessa construção de marca".

a - Divulgação - Divulgação
Logotipo da marca desenvolvida para Abel Ferreira
Imagem: Divulgação

"Quando a gente começou esse processo de criação, pouco antes da final da Libertadores do ano passado, ele sabia o que queria para a marca dele, que era estar atrelado à ajuda a projetos sociais e instituições que o representassem bem", conta.

Para chegar à marca, a agência entrevistou a esposa e os auxiliares mais próximos do técnico. No processo, a ideia era desenvolver valores e atributos para serem ligados a Abel, como uma empresa propriamente.

"O trabalho com o Abel visava muito mais do que ter um logo bonito para colocar num cartão de visitas. A ideia era realmente gerar uma marca que pudesse ser atrelada a projetos sociais e gerar receitas para estes projetos sociais e instituições assistenciais. É uma forma que ele encontrou para retribuir tudo que conquistou no Brasil", explica Alexandre Souza, diretor de criação da Thunder Mustard.

Automobilismo, futebol e presente da esposa como inspiração

Para construir o logotipo, os criativos da agência trabalharam com elementos caros ao técnico, que além do futebol, é fã de automobilismo e carros em geral.

"O desenho tem ainda um simbolismo relacionado à vinda dele para o Brasil. Ele ganhou um presente da esposa, que incorporamos no desenho", explicou Mateus, que não tem autorização para revelar que presente foi esse.

"As referências que ele nos deu estão ali presentes de alguma forma. São detalhes sutis, nos quais é possível enxergar muito dele. Aspectos que ele valoriza, como família e laços de amizade, estão presentes no conceito", diz Daniel.

a - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Abel Ferreira ao lado do piloto Pietro Fittipaldi em Interlagos
Imagem: Reprodução/Instagram

Tranquilo e profissional

Ao trabalhar com Abel, Mateus e Alexandre se juntaram ao grupo de pessoas que atestam que o Abel de "carne e osso" é muito diferente daquele personagem sempre nervoso na beira do gramado.

"Ele gosta muito de participar do processo criativo", conta Mateus. "Ele passa uma sensação de ser muito tranquilo, gente boa, alegre. Mostrou-se uma pessoa descontraída desde o início do processo", afirma.

"Ele me surpreendeu. Não tive contato com muitos treinadores, mas ele mudou a visão que eu tinha, por ter um olhar muito profissional para o futebol, um entendimento para além do campo", diz Alexandre. "Vi que ele trabalha com muito planejamento, e a maneira como ele encara os processos me levou muito a refletir e entender que muito do modo como ele se porta é um reflexo da visão de mundo dele, do que o futebol representa na vida dele."

"No trabalho de criação de uma marca, a gente trabalha muito com isso, de reduzir as percepções negativas e ajudar a transparecer o que poucos têm acesso. Acredito que vamos ter sucesso com a marca que criamos", comenta o diretor de criação da Thunder Mustard.

Palmeiras