O que o São Paulo precisa fazer para se classificar à Libertadores em 2023
Com a definição dos títulos da Libertadores e da Copa do Brasil, ambos vencidos pelo Flamengo, o número de times classificados para a Taça Libertadores do ano que vem subiu: o G6 do Campeonato Brasileiro virou G8. O aumento de vagas para o principal torneio da América do Sul pode beneficiar diretamente o São Paulo.
Segundo o Departamento de Matemática da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Tricolor tem 59,7% de chances de conseguir a classificação para a Libertadores.
Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo já estão garantidos na competição continental em 2023. Com as conquistas do time carioca, a última vaga na será de quem terminar o Brasileiro deste ano na 6ª posição.
Faltando quatro partidas para o fim do Brasileirão desta temporada, a disputa será acirrada. Derrotado pelo Flamengo no último final de semana, o Athletico-PR é atualmente o 6º colocado, com 51 pontos. O Atlético-MG, também tem 51 pontos, mas tem uma vitória a menos que os paranaenses e, por isso, está em 7º.
Com 50 pontos, o São Paulo terá briga direta pela última vaga na fase de grupos nesta terça-feira (1º), quando recebe o Atlético-MG, às 21h30, no Morumbi. Se vencer o time mineiro, o São Paulo chegará aos 53 pontos, assumindo ao menos temporariamente a 6ª posição, o que lhe garante a vaga direta na fase de grupos.
É pouco provável que o Tricolor vá além na tabela de classificação, já que o 5º colocado, Corinthians, tem 58 pontos, oito a mais que o clube do Morumbi. Faltam 12 pontos em disputa ainda neste Brasileirão.
Mas não é só o São Paulo que sonha com a volta à Libertadores. Fortaleza (48), Botafogo (47) e América-MG (46), também estão na disputa pelas três vagas que faltam para serem preenchidas.
Além do Atlético-MG, o São Paulo ainda vai enfrentar Fluminense, fora de casa, Internacional, em casa, e termina sua participação no Brasileiro deste ano jogando contra o Goiás, fora de casa, na última rodada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.