São Paulo tem dois confrontos diretos por vaga direta na Libertadores 2023
Após o vice-campeonato na Copa Sul-Americana, o São Paulo foi obrigado a buscar uma vaga para a próxima edição da Libertadores pelo Campeonato Brasileiro. Com a arranca de três vitórias seguidas nos últimos compromissos, o Tricolor saltou para o G8 e, nas últimas quatro rodadas, terá dois confrontos para tentar chegar ao G6 e alcançar uma vaga direta na fase de grupos.
Com os títulos do Flamengo na Copa do Brasil e na Libertadores, os seis melhores da Série A (caso o Rubro-Negro esteja entre eles) conseguiram uma vaga sem precisar passar pela fase eliminatória. O sétimo e o oitavo colocado, posto que o Tricolor ocupa atualmente com 50 pontos, terão que disputar a pré-Libertadores, como é popularmente conhecida.
Nesta terça-feira (1º), às 21h30, no Morumbi, o clube já terá seu primeiro confronto direto, contra o Atlético-MG, sétimo lugar, com 51. Se vencer, o time paulista irá ultrapassar o rival e ficará, provisoriamente na sexta colocação. O Athletico, que é o sexto, também tem 51 pontos e entra em campo apenas na quarta (2), às 16h, quando recebe o Goiás. Caso tropece na Arena da Baixada, o São Paulo passará a depender apenas de si para conquistar a vaga.
Na sequência, o Tricolor terá outro confronto direto, desta vez fora de casa contra o Fluminense. O adversário carioca atualmente é o quarto lugar, com 58 pontos, e também luta para se garantir na fase de grupos do maior torneio do continente. O confronto entre os dois Tricolores acontece no sábado (5), às 16h30, no Maracanã.
Últimas rodadas podem favorecer
Na 37ª e 38ª rodadas do campeonato, no entanto, a vida do Tricolor pode ser mais fácil. O time irá enfrentar, respectivamente, o Internacional, no Morumbi, e o Goiás, fora de casa.
A tendência é que a equipe gaúcha, atual vice-líder, não tenha mais chances de ser campeã e entre em campo sem grandes pretensões, visto que já garantiu a sua vaga na Libertadores 2023. O Esmeraldino também não pelo que lutar na última rodada, pois está em 13º lugar, com nove pontos de vantagem para a zona do rebaixamento e sete pontos atrás do próprio São Paulo, que fecha o G8.
Cenário dos adversários
O Furacão, que é o sexto, terá pela frente Goiás (c), Internacional (f), Atlético-GO (f) e o Botafogo (c). O Galo, além do duelo direto na próxima partida, terá pela frente Botafogo (c), Cuiabá (c) e Corinthians (f).
Atrás do São Paulo, Fortaleza, com 48 pontos, e Botafogo, com 47, também se apresentam como concorrentes nestas vagas.
O Leão do Pici enfrentará o líder Palmeiras fora de casa na quarta (2), às 21h30, mas depois terá pela frente três times que estão na parte de baixo da tabela: Atlético-GO (c), Bragantino (c) e Santos (f).
Por fim, o Glorioso também tem dois confrontos diretos, ambos longe do Rio da Janeiro: contra o Atlético-MG na 36ª rodada, e diante do Athletico na 38ª e última. A Estrela Solitária ainda recebe o Cuiabá, na terça (1), às 19h, e o Santos no dia 10, uma quinta, às 20h.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.