Topo

Time argentino rebaixado vai à Libertadores com gol sem querer; veja

Tiago Banega celebra gol do Patronato na final da Copa Argentina - Reprodução/Twitter/Club A. Patronato
Tiago Banega celebra gol do Patronato na final da Copa Argentina Imagem: Reprodução/Twitter/Club A. Patronato

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/10/2022 11h23

Classificação e Jogos

O Patronato será um dos representantes da Argentina na Copa Libertadores da América 2023. É a primeira vez que o time da cidade de Paraná disputará a principal competição sul-americana. A vaga, que veio com o título da Copa Argentina, foi conquistada de maneira inusitada, com um gol quase sem querer e vitória por 1 a 0 sobre o Talleres.

O lance aconteceu aos 32 minutos do segundo tempo da decisão. Tiago Banega partiu em velocidade desde o círculo central e, na tentativa de passar por um marcador, adiantou muito a bola. Outro defensor do Talleres chegou primeiro na jogada e tentou afastar com um chutão.

Banega, insistente, deu um carrinho para tentar continuar na jogada, e viu o improvável acontecer. Ele desviou o chute do adversário e a bola foi na direção do gol. O goleiro Aguerre estava levemente adiantado, na linha da pequena área, e acabou encoberto pela redonda.

Este foi o primeiro grande título da história do Patronato, que eliminou os gigantes River Plate e Boca Juniors antes da decisão - nas quartas de final e semifinais, respectivamente. A equipe de Paraná disputará a segunda divisão do Campeonato Argentino em 2023 - foi rebaixada na última edição da competição nacional.

Com a vaga garantida na Libertadores, o Patronato se junta a Boca Junior, Racing, River Plate, Argentinos Juniors e Huracán, que já estavam classificados para a disputa da próxima edição do torneio.