A saga da Galoucura: bloqueios, 13 horas de viagem e notícia fora do país
Normalmente a viagem de Belo Horizonte até o estádio do Morumbi dura aproximadamente oito horas de ônibus. No entanto, nesta terça-feira (1), a principal torcida organizada do Atlético-MG gastou pouco mais de 13 horas para concluir o trajeto de pouco mais de 600 quilômetros. Tudo por causa dos bloqueios feitos por bolsonaristas inconformados com o resultado da eleição do último dia 30, que confirmou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva sobre Jair Bolsonaro. Para acompanhar o Galo diante do São Paulo, os atleticanos tiveram de furar três bloqueios.
Alguns vídeos foram divulgados pelo presidente da Galoucura, Josimar Júnior, conhecido como Josias. Pelas imagens é possível ver integrantes da torcida organizada atleticana apagando o fogo ateado em pneus e liberando a rodovia Fernão Dias, para seguirem até São Paulo. O dirigente da torcida contou ao UOL Esporte alguns detalhes da longa viagem entre BH e São Paulo.
"Estava bloqueado, tivemos de passar por três bloqueios. Demos as ideias para a rapaziada se retirar, porque a gente tinha que passar para o ver o Galo. Uma eu sei que foi perto de Três Corações, mas não foram longe um do outro. Todos foram em Minas, nenhum em São Paulo", contou Josias, que continuou.
"Falamos que a gente tinha que ver o Galo jogar, então eles tinham que dar licença para a gente passar, para não ter tumultuo. Eles respeitaram, não são bobos. A nossa paixão pelo Clube Atlético Mineiro é maior do que tudo, não queremos saber de Bolsonaro, nem de Lula. Saímos de BH para apoiar o Galo, não queremos saber de guerra política. Estamos aqui no Morumbi é para cantar", concluiu Josias ao UOL Esporte.
O fato de precisar superar três bloqueios na estrada foi destaque até mesmo no noticiário fora do Brasil. O jornal argentino Olé publicou o esforço feito pelos torcedores do Galo para acompanhar o time no duelo com o São Paulo.
Ao todo foram cerca de 150 integrantes da torcida organizada do Atlético para São Paulo, em três ônibus. Eles foram recebidos por membros da Mancha Verde, torcida do Palmeiras, que mantém boa relação com os atleticanos. Só então eles seguiram para o Morumbi. Os torcedores do Galo entraram no estádio tricolor por volta das 20h.
O Atlético-MG está na 7ª colocação no Campeonato Brasileiro, com 51 pontos, e disputa uma das vagas na Copa Libertadores. O Galo está uma posição acima do São Paulo, que ocupa o 8º lugar, com 50 pontos. De acordo com a projeção feita por Cuca, o time alvinegro precisa conquistar entre sete e nove pontos para terminar a competição entre os seis primeiros colocados e, assim, garantir um lugar direto na fase de grupos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.