Topo

São Paulo

Diretoria do São Paulo projeta quatro ou cinco reforços para 2023

Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo - Thiago Braga / UOL Esporte
Carlos Belmonte, diretor de futebol do São Paulo Imagem: Thiago Braga / UOL Esporte

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

01/11/2022 16h06

A temporada de 2022 ainda não acabou, mas o São Paulo já começou a traçar o planejamento para 2023. Ainda que o investimento para o próximo ano esteja atrelado à classificação para a Libertadores, a diretoria do clube do Morumbi espera fazer pelo menos quatro contratações para o ano que vem.

"Na verdade tudo vai depender de quem fica e quem sai. Como a gente tem conversado, por exemplo, com o Rafinha, com o Reinaldo, com o Miranda, a gente precisa entender nessas conversas quais jogadores vão sair e quais vão ficar. A partir dessas decisões tomadas é que virão as possibilidades de reforços. Então, sendo bem sincero, nós estamos estudando todas as posições. Tudo vai depender de quem fica. Por exemplo, se o Rafinha renovar eu tenho o Igor Vinicius, tem o Rafinha, tem o Moreira que agora se machucou. Aí, lateral direita não é uma posição que eu preciso. Vamos dizer que o Rafinha não renove, aí eu só tenho o Igor Vinícius porque o Moreira está machucado. Então talvez eu precise de um lateral direito. Entende? Então vai depender muito de como a gente vai tratar esse final de temporada de quem fica e quem sai", explicou Carlos Belmonte, diretor de futebol do Tricolor.

Alguns jogadores como Miranda, Reinaldo e Rafinha têm contrato encerrando no fim desta temporada. Mas o São Paulo só vai conversar com os jogadores após o fim do Campeonato Brasileiro.

Um dos pedidos do técnico Rogério Ceni é ter jogadores de velocidade no ataque. O clube trabalha para poder suprir a falta de atletas com esta característica.

"O Rogério cobrou isso. Aliás é uma cobrança que a gente já tinha tido com o Crespo. A gente tentou alguns jogadores esse ano, trouxemos o Marcos Guilherme que é um jogador de velocidade. Vamos continuar trabalhando nesse sentido. A gente sabe dessa carência no elenco. A gente sabe que o Rogério pensa em um jogador principalmente rápido pelos lados, então a gente está pensando nisso, está estudando. Mas são jogadores como são raros no mercado, são jogadores caros. Então a gente tem muito cuidado com isso que a gente não pode e tem que tomar muito cuidado com o endividamento do São Paulo que felizmente está diminuindo. Devemos fechar o ano com superávit. Então, na verdade, se for possível trazer alguém dentro dos moldes que a gente tem trazido os demais jogadores, com empréstimo e com uma opção de compra futura, ele virá. O São Paulo tem poucos recursos ainda para grandes investimentos", resumiu Belmonte.

Outro ponto tratado como prioritário pelo clube é o pagamento da dívida com os jogadores que compõem o elenco tricolor.

Entre os débitos estão em alguns casos valores devidos por conta da pandemia, mas também atrasos em direitos de imagem. O clube estima ter uma dívida de R$ 3 milhões com o elenco. A promessa é de que na próxima sexta-feira (4) o São Paulo quite todos os débitos com pelo menos nove atletas.

"Isso ficou acertado em uma reunião que tive ontem [segunda-feira com o departamento financeiro. Nossa expectativa, nosso compromisso, é que até o final desta temporada a gente não deva mais nada a nenhum atleta que esteja no São Paulo. Estamos nos preparando, trabalhando muito para isso, e tenho certeza de que não deveremos nada aos atletas em janeiro de 2023. Na sexta, já há uma parte importante, principalmente para os meninos que vieram das categorias de base que renovaram o contrato. São nove atletas com quem encerraremos qualquer tipo de dívida na sexta-feira. O restante temos até o fim do ano [para resolver as pendências], e é isso que faremos", afirmou Belmonte.

A conquista da vaga na Libertadores é prioridade total do São Paulo. Depois de perder a final da Copa Sul-Americana, a única maneira é conquistá-la via Campeonato Brasileiro.

Faltando quatro rodadas para acabar o campeonato, o Tricolor está na 8ª posição, com 50 pontos. Nesta noite, às 21h30 (de Brasília), o clube recebe o Atlético-MG, no Morumbi. O Galo tem 51 pontos e está uma posição à frente do São Paulo. O duelo desta noite é uma luta para ver quem assume a 6ª colocação, que dá uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores. Hoje o 6º colocado é o Athletico-PR.

São Paulo