Topo

Brasileirão - 2022

SPFC cede empate ao Galo e perde chance em briga direta por Libertadores

Thiago Braga e Victor Martins

Do UOL, em São Paulo e Belo Horizonte

01/11/2022 23h34

Em uma noite fria no estádio do Morumbi, São Paulo e Atlético-MG empataram hoje (1º) em 2 a 2, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Calleri marcou duas vezes para o Tricolor, enquanto Vargas fez para o Galo. O resultado frustrou a torcida anfitriã, visto que o clube paulista poderia ter entrado no G6 em caso de vitória.

Com 52 pontos, o time mineiro foi quem assumiu a sexta colocação — posto que garante vaga direta na fase de grupo da Copa Libertadores 2023 devido aos títulos do Flamengo na Copa do Brasil e no torneio continental. O Galo, no entanto, ainda pode voltar a ser ultrapassado pelo Athletico-PR (sétimo, com 51 pontos), que recebe amanhã o Goiás.

Já o São Paulo, que desperdiçou a chance de ganhar o primeiro confronto por uma vaga na próxima Libertadores nesta reta final do Brasileiro, permanece em oitavo, agora com 51 pontos.

Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Fluminense, sábado (5), no Maracanã. O time carioca já garantiu ao menos a classificação à pré-Libertadores do ano que vem. Já o Atlético-MG tem pela frente o Botafogo, segunda (7), no Mineirão.

O jogo

Precisando vencer, Rogério Ceni escalou o São Paulo com dois laterais esquerdos de origem, mas com Reinaldo deslocado para a ala direita. Com Igor Vinícius e Moreira lesionados, Ceni optou por manter Rafinha entre os zagueiros.

Cuca também surpreendeu. Para explorar o trio de zaga dos donos da casa, o técnico escalou o Galo com Ademir na função de centroavante, com Keno e Vargas pelos lados do campo. A ideia era ter um ataque rápido. Keno foi perigo constante pela esquerda, caindo nas costas de Reinaldo. Apesar do domínio inicial do São Paulo, quem saiu na frente foi o Atlético-MG. Após cruzamento de Keno, Zaracho chutou e a bola bateu na mão de Ferraresi. Pênalti que Vargas converteu, aos 25 minutos.

O São Paulo partiu para a pressão. Sem espaço para trocar passes, a saída foi apostar nos lançamentos. Só no primeiro tempo foram 19.

Após escanteio e bate e rebate, Calleri empatou. No fim do primeiro tempo, veio a virada, depois que o centroavante argentino se aproveitar novamente de um desvio, desta vez em Guga, decretando a virada.

Na etapa final, os dois times não conseguiam criar chances por conta da dificuldade para encontrar espaços. Em uma jogada fortuita, Vargas se antecipou a Luizão, e empatou a partida.

Live do São Paulo

Quem foi bem - São Paulo

Calleri foi o típico centroavante goleador. Nas duas vezes em que a bola sobrou para o argentino dentro da área, ele marcou. Além disso, saía da área para brigar com a defesa atleticana.

Quem foi mal - São Paulo

Em noite apagada, Luciano não conseguiu repetir as boas atuações. Quando saía para buscar jogo, era acompanhado de perto pelos defensores do time mineiro.

Atuação do São Paulo

O time de Ceni tentou, na base do abafa, surpreender os visitantes. Deu resultado por um tempo, mas não foi o suficiente para garantir a vitória.

Quem foi bem - Atlético-MG

Uma das surpresas de Cuca, Vargas mostrou que ainda pode ser muito útil. Praticamente deixado de lado após a expulsão diante do Palmeiras na Libertadores, o chileno foi escalado com a missão de comandar o ataque atleticano e entregou muito mais do que se esperava dele: dois gols.

Quem foi mal - Atlético-MG

Já o outro zagueiro Junior Alonso teve uma jornada para esquecer. Errando até o tempo de bola, o paraguaio não conseguiu achar Calleri em campo e estave completamente perdido nos dois gols marcados pelo camisa 9 do Tricolor.

Atuação do Atlético-MG

O resultado no Morumbi foi muito melhor do que a atuação. Afinal, em nada o atual Atlético lembra o time que foi campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2021. Apesar de contar com muitos dos jogadores que estavam na temporada passada, além do técnico Cuca, o Galo parece ser uma equipe sem entrosamento, com erros básicos na defesa e também no ataque. Mas como sobra qualidade individual, segue vivo na briga por um lugar na Libertadores.

FICHA TÉCNICA:

SÃO PAULO 2 x 2 ATLÉTICO-MG

Competição: Campeonato Brasileiro - 35ª rodada
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 1º de novembro de 2022 (terça-feira), às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (Fifa/GO) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Wagner Reway (PB)
Cartões amarelos: Pablo Maia, Rodrigo Nestor e Welington (SPFC); Guga, Jemerson, Pavón e Jair (CAM)
Gols: Vargas, aos 25 minutos do 1º tempo e aos 23 minutos do segundo tempo (CAM; Calleri, aos 39' e aos 49 minutos do primeiro tempo (SPFC)

SÃO PAULO: Felipe Alves; Rafinha, Ferraresi e Leo; Reinaldo (Luizão), Pablo Maia, Rodrigo Nestor (Igor Gomes), Patrick (Luan) e Welington; Luciano (Marcos Guilherme) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni

ATLÉTICO-MG: Everson; Guga (Mariano), Jemerson, Junior Alonso (Réver) e Dodô (Rubens); Allan, Jair (Sasha) e Zaracho; Vargas, Ademir (Pavón) e Keno. Técnico: Cuca