'Futebol e ideologia': corintianos começam volta pra SP mesmo com bloqueios
"Foi pelo jogo e pela ideologia". A torcida do Corinthians furou os bloqueios bolsonaristas nas rodovias e chegou ao Maracanã para acompanhar o duelo com o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. Na volta para São Paulo, as paralisações não são vistas como um obstáculo. Mas, caso eles continuem na pista, há a promessa de que as ações se repitam no retorno para casa — após o triunfo por 2 a 1.
Os ônibus com torcedores do Timão chegaram ao estádio no começo da noite. Após a tradicional revista do Batalhão Especializado em Policiamento em Estádios (Bepe), os corintianos se encaminharam às arquibancadas com faixas e bandeirões.
Já na área visitante do Maracanã, alguns conversaram com a reportagem do UOL Esporte sobre a viagem e os momentos em que tiveram de liberar as estradas. "Foi pelo jogo e também pela ideologia. A gente ia chegar para o jogo e também não concordamos com o que eles estão fazendo", avisou um torcedor, pedindo para não ser identificado.
Vídeos que circularam nas redes sociais mostraram membros da torcida retirando faixas e bandeiras que estavam estendidas em viadutos nas manifestações golpistas. "Tinha um bloqueio na altura de Jacareí. Um deles [manifestantes] veio estender uma faixa pedindo intervenção militar. Nós pegamos".
Segundo relatos, não houve muitos focos de resistência dos manifestantes quando os veículos da caravana chegavam. "Foram poucas ideias, alguns foram embora deixando até coisa para trás. Abrimos o bloqueio e passou todo mundo". Ainda de acordo com alguns torcedores, o material pego nas manifestações foram deixados ao longo da estrada.
No decorrer do jogo, a ideologia ficou em segundo plano e entrou o futebol, com apoio e músicas de arquibancada. Os gritos ficaram mais altos, logicamente, quando a equipe do Parque São Jorge chegava perto ao gol defendido por Hugo. Quando Du Queiroz abriu o placar, no fim do primeiro tempo, 'sou louco por ti, Corinthians' foi cantada a plenos pulmões.
O volume voltou a aumentar após o gol de Yuri Alberto, que devolveu a dianteira do placar aos visitantes — Matheus França havia empatado no começo do segundo tempo. Ao apito final e com os três pontos na bagagem, bastante comemoração.
Os bloqueios bolsonaristas estão ocorrendo em vários locais do país. Durante a noite, o presidente Bolsonaro gravou um vídeo e pediu a liberação das rodovias. A torcida do Corinthians, por sua vez, indicou que, na volta a São Paulo, caso haja algum bloqueio, vai voltar a furar. "Vai ser pior. Eu combinei com meu chefe que vou chegar 12h ao trabalho, e eu vou chegar", avisou o torcedor.
O UOL Esporte mostrou ontem (1) que houve uma orientação às organizadas que estavam na estrada para furar os bloqueios bolsonaristas. Diversos registros da Galoucura, torcida do Atlético-MG, foram divulgados ainda na manhã de ontem. De lá para cá, houve mais vídeos de outras organizadas no mesmo movimento.
Cerca de dez ônibus com torcedores do Corinthians deixaram a capital paulista e furaram bloqueios de manifestantes na Marginal Tietê e na via Dutra (na região de Jacareí). Algumas organizadas até evitaram politizar o movimento, mas os corintianos se orgulham em defender a democracia e se mostrar contrário a qualquer intervenção militar.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.