Liga dos Campeões: veja quais clubes avançaram para as oitavas de final
A fase de grupos da Liga dos Campeões de 2022/23 chegou ao fim com a realização dos jogos da tarde de hoje (2). Passadas seis rodadas, metade das equipes participantes foi eliminada e os 16 clubes que seguem vivos na disputa pelo título do principal torneio do futebol europeu foram definidos.
Cada um dos oito grupos da competição terminou com dois times classificados às oitavas de final, enquanto os terceiros na tabela ficaram com a vaga na Liga Europa. Agora, o sorteio dos duelos da fase seguinte será realizado na próxima segunda (7), às 8h (de Brasília), e colocará um primeiro colocado duelando contra um que ficou em segundo.
Confira quais foram os clubes que avançaram para o mata-mata da Champions:
Napoli e Liverpool
Com os mesmos 15 pontos, Napoli e Liverpool se classificaram às oitavas no Grupo A. O time italiano ficou na liderança por ter feito mais gols no duelo direto entre eles.
Além da igualdade na pontuação, com cinco vitórias e apenas uma derrota, ambas as equipes sofreram seis gols no torneio até então. O Napoli, entretanto, marcou mais tentos nas seis partidas, somando 20 frente aos 17 marcados pelo Liverpool.
Além deles, Ajax e Rangers completaram a chave. Os holandeses, com seis pontos, conquistaram a vaga na Liga Europa, enquanto o clube escocês ficou na lanterna, zerado.
Porto e Clube Brugge
Desbancando Atlético de Madri e Bayer Leverkusen, Porto e Clube Brugge garantiram o passaporte do Grupo B para o mata-mata. O time português ficou em primeiro, com 12 pontos, seguido de perto pelos belgas, com 11.
A equipe comandada por Diego Simeone não conseguiu nem a classificação para a Liga Europa. Embora tenha ficado com os mesmos cinco pontos dos alemães, o Atleti levou a pior no confronto direto e terminou em quarto.
Bayern de Munique e Inter de Milão
Os Bávaros foram a única equipe a terminar a fase de grupos com uma campanha 100%. Eles avançaram às oitavas com 18 gols marcados e apenas dois sofridos em seis jogos na chave C. Enquanto o clube alemão ficou na liderança, a Inter de Milão, que somou dez pontos, garantiu a outra vaga.
O Barça, com sete, caiu antes do mata-mata pelo segundo ano consecutivo e ficou com a participação na Liga Europa como consolo. O Viktoria Plzen, da República Tcheca, terminou zerado.
Tottenham e Eintracht Frankfurk
O Grupo D foi o mais equilibrado do torneio e chegou para a última rodada com todos os integrantes possuindo chances de classificação. Terminou que Tottenham e Frankfurt, que venceram seus respectivos jogos, conquistaram a vaga no mata-mata.
O clube inglês ficou na liderança, com 11 pontos. Logo atrás veio o clube alemão, atual campeão da Liga Europa, com 10. O Sporting terminou em terceiro, classificando-se com sete pontos para o torneio do segundo escalão europeu, enquanto o Olympique de Marselha ocupou a última colocação.
Chelsea e Milan
Os Blues já estavam garantidos na primeira colocação da chave E, mas terminaram a fase de grupos somando 13 pontos com uma vitória de virada sobre o Dínamo Zagreb. Em segundo ficou o Milan, com dez, que também venceu seu duelo de hoje contra o Salzburg.
O time austríaco, com seis pontos, levou a vaga na Liga Europa. A equipe croata, por sua vez, foi o lanterna, com quatro.
Real Madrid e RB Leipzig
Atual campeão da Champions, o Real Madrid goleou o Celtic e garantiu o topo do Grupo F, com 13 pontos. Os Merengues foram seguidos no mata-mata pelo RB Leipzig, com 12.
Eliminados, o Shakhtar Donetsk ficou com a vaga na Liga Europa, com seis pontos, enquanto o clube escocês foi o último, com dois.
Manchester City e Borussia Dortmund
O Grupo G já estava definido antes mesmo de a bola rolar no última jogo, com os dois clubes classificados e com o City na liderança. Com a vitória por 3 a 1 diante do Sevilla, a equipe comandada por Guardiola somou 14 pontos, sendo seguidos pelos alemães, com nove.
O time espanhol ficou em terceiro, com cinco, e o Copenhagen em último, com três.
Benfica e PSG
A situação dos classificados da última chave também estava definida, mas com Benfica e PSG jogando pela liderança na partida final. Os portugueses venceram o Maccabi Haifa por 6 a 1 e igualaram os números da equipe francesa na torneio, que venceu a Juventus por 2 a 1.
Com esses resultados, ambas as equipes somaram 14 pontos e registraram a mesma quantidade de gols pró e contra: 16 e 7, respectivamente. Eles empataram nos primeiros critérios de desempate e a liderança precisou ser definida pela quantidade de tentos marcados fora de casa. Assim, o Benfica ficou em primeiro e deixou o PSG no pote 2.
Na parte de baixo da tabela, a equipe italiana também terminou com os mesmos três pontos dos israelenses, mas garantiu a vaga na Liga Europa por ter feito mais gols no torneio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.