Topo

Nkunku e mais 10: relembre outras comemorações inusitadas no futebol

Nkunku comemora gol pelo RB Leipzig enchendo uma bexiga - Mateusz Slodkowski/ DeFodi Images
Nkunku comemora gol pelo RB Leipzig enchendo uma bexiga Imagem: Mateusz Slodkowski/ DeFodi Images

do UOL, em São Paulo (SP)

02/11/2022 17h55

Hoje (2), pela rodada final da fase de grupos da Liga dos Campeões, o francês Christopher Nkunku protagonizou uma cena inusitada em Kiev, na Ucrania: ao marcar o primeiro gol do RB Leipzig na goleada sobre o Shakhtar Donetsk logo aos 10 minutos de jogo, o atacante sacou uma bexiga da caneleira e, com certa dificuldade, a encheu.

O UOL Esporte relembra outras comemorações irreverentes no futebol.

1 - Carlitos e a chupeta

O argentino Carlos Tévez, relevado pelo Boca Juniors-ARG, e com passagem pelo Corinthians, durante um clássico entre Juventus e Milan, deu a vitória à Velha Senhora com um gol no final da partida, e em comemoração usou uma chupeta, em homenagem ao filho, Lito Júnior. Tévez relembrou os tempos de Corinthians na comemoração. Ele já havia repetido o gesto no nascimento do primeiro filho na época em que jogava no clube paulista. O argentino tem três herdeiros: Florencia, Katia e Lito Júnior, que nasceu em fevereiro deste ano. Depois da partida, ele disse que a celebração foi em homenagem ao filho.

2 - Muteba Kidiaba e sua dança:

No Mundial de Clubes de 2010, o Mazembe derrotou o Internacional por 2 a 0, garantindo vaga na decisão do torneio. Não bastasse a decepção pela derrota e eliminação precoce, os colorados tiveram que aturar a excêntrica comemoração do goleiro Kidiaba, para delírio dos gremistas.

3 - Ronaldo, Robinho, Roberto Carlos e a dança da barata

Na vitória por 3 a 0 do Real Madrid sobre o Alavés pelo Campeonato Espanhol da temporada 05/06, o trio de brasileiros comemorou um dos gols imitando uma barata. A atitude gerou polêmica e o presidente do clube adversário reclamou do gesto dos atletas, dizendo que foi uma falta de respeito com o clube. Após a confusão, Ronaldo pediu desculpas publicamente, alegando que era apenas uma brincadeira entre amigos.

4 - Benedetto faz careta para rival

Após o gol na final da Libertadores de 2019, Benedetto fez uma careta para o rival Montiel e o gesto ficou marcado. Todos os jornais e TV's reproduziram a imagem repetidas vezes. Em entrevista, o argentino disse: "Eu não me arrependo de nada. Montiel disse quando questionado sobre o meu gesto, são coisas que permanecem no campo e eu nem sei por que fiz isso. Eu não sabia como para comemorar a emoção de um gol naquela partida e fiz aquilo. Somos colegas, não passou daquilo e em nenhum momento tive qualquer intenção de debochar dele."

5 - Robbie Fowler cheirando a linha

O polêmico Robbie Fowler, ídolo do Liverpool, resolveu responder às provocações de que era usuário de cocaína de uma forma um tanto quanto inusitada. Após marcar um gol, o atacante correu para a linha de fundo e simulou que estava cheirando a cal do gramado.

6 - Dele Alli challenge

Em agosto de 2018, ao marcar contra o Newscastle pelo Campeonato Inglês, o meia atacante fez um gesto colocando a mão sobre o rosto, com um buraco para um dos olhos, e rapidamente viralizou porque aparentemente fácil, o gesto não era facilmente reproduzido. Outros jogadores fizeram vídeos tentando imitar o inglês, como Pogba, Neymar, Balotelli, e diversos tutoriais surgiram ensinando a fazer o gesto de Alli.

7 - Téo Gutierrez rouba spray do juiz

Em 2015, em partida válida pela Liga Europa, o atacante colombiano marcou pela sua então equipe, o Sporting-POR, diante do Basiktas-TUR, e tomou o spray do juiz para tentar escrever uma mensagem à mãe, Cristina Gutiérrez, que fazia aniversário naquele dia. A mensagem não foi completada porquê o spray acabou, e o atacante ainda recebeu cartão amarelo.

8 - Aplausos para si mesmo

Dzimitry Kowb, atacante do modesto Trakai, da Lituânia, marcou de cabeça após cobrança de escanteio pela sua equipe pelo Campeonato Lutiano, e na comemoração, foi para as arquibancadas bater palmas para o gol, já que a partida não contava com público.

9 - Suárez se joga em frente ao banco de reservas do rival

Luiz Suárez, figura bastante conhecida por se envolver em polêmicas, estava no Liverpool em 2012, e durante o dérbi da cidade, contra o Everton, pelo Campeonato Inglês, marcou pelos Reds, e saiu correndo em direção ao banco rival, e se jogou bem em frente do técnico David Moyes, que havia dito dias antes que o uruguaio era o famoso "cai-cai".

10 - Eto'o provoca Mourinho

Em sua rápida passagem pelo Chelsea na temporada 13/14, então treinado pelo português José Mourinho, Samuel Eto'o comemorou um de seus gols pelos Blues contra o Tottenham provocando o lusitano, que havia dito na entrevista coletiva da semana que não usava mais Eto'o porquê já estava "velho demais.". Na comemoração, o camaronês imitou um velhinho usando bengala.