Topo

Atlético-MG

Sem afirmar que fica, Cuca diz que notícia sobre sair do Atlético-MG é fake

Cuca comanda o Atlético-MG contra o São Paulo, pelo Brasileirão - VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO
Cuca comanda o Atlético-MG contra o São Paulo, pelo Brasileirão Imagem: VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em Belo Horizonte

02/11/2022 00h53

Os próximos dias serão de definições no Atlético-MG. Ainda sem vaga garantida, o Galo tem mais três jogos no Brasileirão para garantir presença na Copa Libertadores 2023. Outra definição que vai acontecer em breve é sobre a permanência do técnico Cuca para a próxima temporada. Após o empate em 2 a 2 com o São Paulo, no Morumbi, o treinador classificou como fake a notícia de que não vai permanecer na Cidade do Galo.

No começo da semana o jornalista Jorge Nicola informou que Cuca não terá o contrato renovado. A diretoria alvinegra desmentiu a informação, assim como fez o treinador na coletiva após o jogo com o São Paulo. No entanto, apesar de classificar a notícia como falsa, o técnico também não confirmou se ficará no Atlético mais um ano.

"Fake. A realidade do Atlético é que faltam dez dias para acabar o campeonato. Não podemos perder espaço para nada que não seja preparar e concentrar para os jogos restantes. O Atlético vai virar SAF? Não sei. Vão querer o Cuca que não faz uma boa campanha? Também não sei. Então, vamos acabar bem o campeonato e ver o que acontece", resumiu o comandante atleticano.

Treinador mais vitorioso da história do Atlético, campeão da Libertadores, do Brasileirão e da Copa do Brasil, além de algumas edições do Campeonato Mineiro, Cuca retornou à Cidade do Galo em julho, para tentar salvar a temporada do time. Mas não deu certo. Com apenas cinco vitórias em 17 partidas disputadas, o treinador não conseguiu manter a equipe no G4 do Brasileirão e foi eliminado pelo Palmeiras nas quartas de final da Libertadores. Com apenas 41% aproveitamento nesta terceira passagem pelo clube, Cuca passou a ser questionado até por parte da torcida.

A permanência ou não do treinador será decidida somente após o encerramento do Brasileirão. Com 52 pontos, o Atlético ocupa a 6ª colocação e disputa uma das três vagas restantes na Libertadores. Os concorrentes do Galo são Athletico-PR, São Paulo, Fortaleza, Botafogo e América-MG. Nas últimas três rodadas da competição a equipe alvinegra jogar diante do Botafogo e do Cuiabá, ambos no Mineirão, e encerra com o Corinthians, na Neo Química Arena.

Confira outros trechos da coletiva do Cuca

Empate com o São Paulo

Nosso planejamento eram dois jogos difíceis fora de casa, contra adversários diretos, Fortaleza e São Paulo, que se ganhassem nos passariam. Lógico que queríamos vencer, mas os empates fora de casa não são ruins. Agora transfere para dentro de casa com dois jogos decisivos. Não é um resultado ruim, mas jogamos para vencer, como sempre fazemos. Mas devido às circunstâncias do jogo, foi um bom resultado. Eu já não estava contente com o 1 a 1. O time do São Paulo no esquema que joga é muito difícil ajustar a marcação e fazer a sobra. Como eles estão ajustados e têm boa saída de bola, tivemos um desgaste muito grande no primeiro tempo. Mas ajustamos o time, perdemos a sobra, mas com o bom posicionamento do Jemerson e do Réver nós conseguimos ir jogando o time mais para frente, tomando conta territorialmente do jogo, até conseguir o empate. Foi um resultado justo pelo que foi o jogo.

Ausentes

Eles fazem falta, lógico. Mas não é esse o tema principal. O tema é que tivemos uma queda grande, em decorrência de diversos fatores. O time que ganhou o que ganhou ano passado e pelo plantel que tem, esse time tinha que estar mais à frente. Acho que colocamos todas as fichas na Libertadores e nos custou caro. Quando fomos eliminados, estávamos muito atrasados no Brasileiro.

Projeção

É no jogo a jogo que nós pensamos, mas tem parâmetros dos outros anos. Geralmente quantos pontos te levam para o quinto ou sexto. São 57, 58, 59 ou 60 pontos. Temos dois jogos em casa, contra Botafogo e Cuiabá, cada um na sua luta, e a gente fecha contra o Corinthians fora.

Atlético-MG