Topo

Piqué anuncia aposentadoria do futebol: quanto dinheiro ele tem?

Gerard Piqué na Copa Davis de 2019 - TF-Images/Getty Images
Gerard Piqué na Copa Davis de 2019 Imagem: TF-Images/Getty Images

Colaboração para o UOL, em Santos (SP)

03/11/2022 18h07

Chegou ao fim a carreira do zagueiro Gerard Piqué. O jogador que defendia o Barcelona desde 2008 anunciou hoje (3) a sua aposentadoria do futebol, aos 35 anos. A sua despedida acontece no jogo deste sábado (5), contra o Almeria, no Camp Nou.

Mas foi bem antes de começar a pensar em pendurar as chuteiras que Piqué tratou de tomar medidas para garantir o seu futuro (financeiro). Hoje, segundo a imprensa espanhola, estima-se que ele tenha uma fortuna avaliada em 80 milhões de dólares, cerca de R$ 410 milhões na cotação atual.

Além de ter defendido um dos clubes mais poderosos do mundo por quase 15 anos, Piqué tratou de acumular milhões com outras atividades, como as campanhas publicitárias no trabalho como modelo e nos investimentos que fez fora de campo como empresário.

Somente como jogador do Barcelona, o ex da cantora Shakira embolsava uma quantia de 125 mil dólares semanais (R$ cerca de 640 mil), segundo números que foram divulgados pela imprensa espanhola.

Mas fora das quatro linhas, Piqué é tão incansável como era dentro de campo quando viveu o auge de sua carreira. Ele é por exemplo, fundador da Kosmos Holding, um consórcio de esportes, mídia e entretenimento que assumiu em parceria com o japonês Hiroshi Mikitani, dono da Rakuten, empresa que atua no comércio de eletrônicos e é o principal patrocinador do Barcelona.

Piqué também é dono do seu próprio clube. No fim de 2018, a Kosmos comprou o FC Andorra, time que recentemente subiu para a segunda divisão da Espanha pela primeira vez em sua história.

O agora ex-zagueiro também atua no tênis, com a sua empresa sendo responsável pela reformulação da Copa Davis em uma parceria feita com a Federação Internacional de Tênis em um acordo de 3 bilhões de dólares, por 25 anos.

Já em 2021, após a chegada de Lionel Messi ao PSG, o ex-defensor espanhol comprou os direitos de transmissão do Francês para o território espanhol. No mesmo ano, a Kosmos também havia adquirido os direitos televisivos da Copa América e da Série B do Campeonato Italiano.

E os planos de Piqué certamente não devem parar por aí. O ex-zagueiro chegou a afirmar algumas vezes que sonha em presidir o Barcelona e até já tentou comprar parte do clube, lembra?

Em abril deste ano, o jornal Sport revelou Piqué tentou comprar 49% das ações do Barcelona em 2020, mas a negociação acabou travada pelo ex-presidente Josep Maria Bartomeu por 'conflito de interesse'.