Adeus de Piqué praticamente fecha ciclo de ouro do Barça; veja quem sobrou
Gerard Piqué surpreendeu companheiros e dirigentes do Barcelona e anunciou, ontem (3), a aposentadoria dos gramados. O zagueiro de 35 anos permaneceu no clube como profissional por 15 temporadas, empilhou títulos no período e era um dos mais experientes do elenco atual. Agora, é mais um jogador de um ciclo de ouro a deixar o Barça.
Entre 2008 e 2015, com algumas mudanças na equipe titular e no comando técnico, o time catalão viveu um dos melhores momentos de sua história. Sob a liderança de Lionel Messi, o clube venceu três vezes a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes e reinou no Campeonato Espanhol —Piqué tem oito títulos nacionais e esteve nas campanhas internacionais.
Em uma foto que bombou nas redes sociais (veja mais abaixo), apenas dois jogadores deste período marcante seguem no Barça: Sergio Busquets e Jordi Alba.
A seguir, veja uma lista de jogadores que deixaram o Barcelona e praticamente fecharam o ciclo de um time histórico e multicampeão.
Víctor Valdés: goleiro se aposentou do futebol em 2017. Ele já tinha deixado o Barcelona em 2014.
Dani Alves: aos 39 anos, lateral-direito treina no Barcelona para manter a forma e ir para a Copa do Mundo; o jogador voltou à Catalunha após a eliminação do Pumas no campeonato nacional do México.
Piqué: zagueiro anunciou a aposentadoria ontem. Ele disse que o jogo contra o Almería, no sábado (5), no Camp Nou, será o último de sua carreira.
Mascherano: aposentado. Argentino pendurou as chuteiras em 2021, mas havia deixado o Barcelona no início de 2018.
Jordi Alba: aos 33 anos, o lateral-esquerdo segue no Barça. A queda de rendimento, porém, fez ele perder o status de titular absoluto, e Marcos Alonso ganha espaço.
Busquets: o volante é um dos líderes atuais do clube catalão. Mesmo aos 34 anos, Busquets mantém bom rendimento.
Xavi: aposentado, o ex-jogador é o atual técnico da equipe catalã e tenta fazer o Barça retomar o protagonismo na Europa.
Iniesta: o meio-campista espanhol segue na ativa: aos 38 anos, defende o Vissel Kobe, do Japão. Ele deixou o Barcelona em 2018.
Messi: grande referência no período multicampeão, Messi deixou o Barça em 2021 por causa de dificuldades do clube para arcar com o seu alto salário. Atualmente, está no Paris Saint-Germain.
Neymar: o craque brasileiro foi para o PSG em 2017 em uma transferência recorde: 222 milhões de euros (cerca de R$ 812 milhões na cotação da época).
David Villa: o atacante deixou o Barcelona em 2013. A aposentadoria foi oficializada em 2019.
Alexis Sánchez: o chileno ficou no clube de 2011 a 2014. Hoje, defende o Olympique de Marselha.
Suárez: depois das saídas de Villa e Sánchez, Luis Suárez chegou e formou o trio MSN. O uruguaio deixou o clube em 2020 e, recentemente, assinou com o Nacional-URU.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.