Campo fala: Quem está mais perto ou mais longe a 16 dias da Copa do Qatar
Classificação e Jogos
Tite já tem na cabeça boa parte dos jogadores da seleção brasileira que irão disputar a Copa do Mundo do Qatar 2022. Porém, algumas vagas ainda não têm dono e serão definidas, segundo o próprio treinador, pelo desempenho dos atletas em seus clubes. O UOL Esporte conta semanalmente como esses candidatos atuaram na rodada.
O técnico costuma dizer que "o campo fala" quando é perguntado sobre dúvidas entre um atleta ou outro em suas convocações. A lista final do treinador terá 26 nomes, dos quais, ao menos, 18 já estão praticamente carimbados no Mundial.
As oito vagas sobressalentes devem se dividir entre: uma ou duas na zaga, uma na lateral direita, uma na lateral esquerda, uma no meio-campo e três ou quarto no ataque. O UOL Esporte lista quem saiu na frente nesta semana de jogos.
Foram bem: Martinelli, Jesus, David Neres e Everton Ribeiro
Martinelli e Jesus foram dois dos principais jogadores do Arsenal na goleada por 5 a 0 sobre o Nottingham Forest. Martinelli abriu o placar aos 5 minutos, enquanto Jesus deu duas assistências na partida. Jesus repetiu boa atuação contra o Zurich, enquanto Martinelli foi poupado.
David Neres fez ótima semana com o Benfica: marcou na goleada sobre o Chaves por 5 a 0 e deu assistência na outra goleada dos portugueses sobre o Maccabi Haifa (ISR) na Liga dos Campeões por 6 a 1. O atacante destacou-se pelo bom trabalho de pressão no campo do adversário — foi assim que roubou a bola para o quarto gol no torneio continental
Everton Ribeiro foi "o cara" da final da Copa Libertadores da América. Foi dele a jogada e a bela assistência para Gabigol aparecer na segunda trave e marcar o gol que deu o título continental ao Flamengo.
Medianos: Magalhães, Ibañez, Veríssimo, Danilo, Pedro e Firmino
Gabriel Magalhães ajudou o Arsenal a passar 180 minutos sem sofrer gols na semana. O zagueiro teve atuação sólida, mas pouco foi exigido contra os modestos Nottingham Forest (ING) e Zurich (SUI).
Outro dos candidatos à quarta vaga na zaga, Ibañez foi titular nos dois jogos da Roma, quando os italianos saíram com duas vitórias por 3 a 1. O defensor teve atuação discreta.
Lucas Veríssimo finalmente reestreou entre os profissionais. Depois de dois jogos pelo time B do Benfica, entrou aos 44' do segundo tempo da goleada por 6 a 1 sobre o Maccabi Haifa. Pouco, porém, para garantir o status de favorito à convocação que tinha antes da lesão que o afastou dos gramados por um ano.
Danilo fez partida abaixo da média do Palmeiras, que já entrou em campo campeão brasileiro, mas mesmo assim venceu o Fortaleza por 4 a 0.
Pedro foi eleito o 'Rei da América', prêmio entregue ao melhor jogador da Copa Libertadores, mas não foi o destaque da final.
Firmino foi titular nos dois jogos do Liverpool: derrota para o Leeds e a vitória sobre o Napoli. Apesar da temporada acima da média, o camisa 9 não teve atuação destacada dessa vez.
Não foi bem: Emerson Royal, Renan Lodi, Alex Telles, Douglas Luiz e Philippe Coutinho e Matheus Cunha
Emerson falhou na marcação dos dois gols do Bournemouth, foi substituído e viu, do banco, o Tottenham virar de forma heroica. Na Liga dos Campeões, foi reserva e entrou no segundo tempo, novamente falhando em bola aérea e quase colocando tudo a perder para os ingleses.
Renan Lodi sofreu nas mãos do ataque do Arsenal na goleada por 5 a 0 sobre o Nottingham nesta rodada. O lateral não conseguiu parar as ações dos gunners em seu setor.
Alex Telles foi titular na derrota para o Rayo Vallecano e reserva no revés para o Manchester City, pela Champions — quando entrou na segunda etapa e errou passe na saída de jogo que resultou no primeiro gol inglês quando seu time vencia por 1 a 0.
Douglas Luiz foi titular e Philippe Coutinho entrou na segunda etapa, mas nenhum viu a cor da bola a vitória do Newcastle por 4 a 0 em cima do Aston Villa.
Matheus Cunha teve a chance de ouro ao entrar aos 10 minutos do primeiro tempo no lugar de Morata, mas não aproveitou. Foi João Felix quem brilhou no fim e, mesmo sem moral com Simeone, ganhou vaga de titular na Liga dos Campeões — quando o Atlético de Madri fez jogo desastroso e ninguém foi bem.
Nem atuaram: Bremer, Dani Alves, Gerson e Richarlison
Bremer se recupera de lesão de baixo grau na coxa e não deve mais atuar antes da convocação final de Tite. Richarlison segue tratamento de lesão na panturrilha.
Gerson foi reserva e não entrou nos dois jogos do Olympique de Marselha no Francês e na Liga dos Campeões. Dani Alves não tem mais jogos pelo Pumas, eliminado do torneio mexicano, e treina no Barcelona para manter a forma física.
Quem são os 18 'garantidos'
O UOL Esporte considera já garantidos na lista final de Tite os goleiros Alisson, Ederson e Weverton, o lateral direito Danilo, o lateral esquerdo Alex Sandro, os zagueiros Marquinhos, Thiago Silva e Éder Militão, os volantes Casemiro, Fabinho, Fred e Bruno Guimarães, o meia Lucas Paquetá e os atacantes Neymar, Vinicius Jr, Raphinha, Rodrygo e Antony.
Quem são os principais candidatos para as últimas vagas
Nas oito vagas restantes, alguns nomes que fizeram parte do ciclo da Copa do Qatar 2022 ainda brigam por vaga. São eles:
Zagueiros: Lucas Veríssimo, Ibañez, Bremer e Gabriel Magalhães
Laterais: Alex Telles, Renan Lodi, Daniel Alves e Emerson Royal
Volantes: Danilo, Douglas Luiz e Gerson
Meias: Philippe Coutinho e Everton Ribeiro
Atacantes: Richarlison, Gabriel Jesus, Gabriel Martinelli, Matheus Cunha, Firmino, David Neres e Pedro
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.