Dispensados por Ronaldo: veja como foi o 2022 de quem não ficou no Cruzeiro
Domingo (6), o Cruzeiro recebe o CSA, às 18h30, para dar, enfim, adeus à Série B do Brasileiro. Já campeão e com o acesso garantido, mais de 60 mil cruzeirenses são aguardados no Mineirão, entre eles Ronaldo Nazário. O proprietário da SAF cruzeirense fez grandes mudanças no futebol celeste. Ao longo desta jornada, muita gente importante foi dispensada pelo Cruzeiro.
Entre os nomes que faziam parte do futebol cruzeirense no fim do ano passado e não ficaram nesta temporada estão o técnico Vanderlei Luxemburgo, o goleiro Fábio e o diretor Alexandre Mattos. Além de jogadores que foram contratados pela gestão anterior e nem sequer vestiram a camisa celeste, já que foram liberados pela SAF antes mesmo do início da pré-temporada.
Veja como foi o 2022 de alguns dos dispensados por Ronaldo e que não fizeram parte da temporada vitoriosa do Cruzeiro.
Vanderlei Luxemburgo
Quando retornou ao Cruzeiro, no fim do primeiro turno da Série B de 2021, Vanderlei Luxemburgo encontrou o time na zona do rebaixamento. Rapidamente, o treinador conseguiu tirar a Raposa das últimas colocações, mas jamais figurou entre os dez primeiros colocados. Como a situação financeira era caótica e Luxa chegou com a temporada em andamento, o trabalho foi aprovado pela antiga gestão.
Em 26 de novembro, o clube anunciou a renovação de contrato para 2022, mas Luxa durou somente mais um mês no cargo. Poucos dias depois de Ronaldo anunciar a compra do Cruzeiro, o treinador foi dispensado.
Fora do Cruzeiro, Luxemburgo deixou o futebol de lado em 2022. O treinador focou na política e tentou ser candidato ao Senado, por Tocantins. Mas teve a candidatura vetada pelo diretório do PSB (Partido Socialista Brasileiro). Em setembro, Luxa teve o nome ligado ao Santos para o lugar de Lisca. No entanto, o nome do treinador campeão brasileiro pelo Peixe, em 2004, foi vetado de novo, mas dessa vez foi pelo Comitê de Gestão do clube paulista.
Alexandre Mattos
Morando nos Estados Unidos, o executivo de futebol foi convidado para assumir a direção de futebol do Cruzeiro. Bastante identificado com o clube celeste, onde conquistou o Brasileirão em 2013 e 2014, Mattos topou o desafio de recolocar a Raposa na Série A. Mesmo fora do país e antes mesmo de ser anunciado oficialmente, o dirigente contratou jogadores para 2022. Mas o planejamento que estava em curso foi encerrado após a compra de Ronaldo.
Mattos foi dispensado, mas recebeu um mês de salário, pelo serviço prestado em dezembro. Nomes como Jaílson, Paraná, Maicon, Sidnei, Fernando Neto, João Paulo, Pedro Castro e Edu foram contratados por ele, com aval de Luxemburgo. Mas o dirigente ficou apenas um mês sem emprego, já que no fim de janeiro ele foi contratado pelo Athletico-PR. Em abril, Mattos se envolveu numa polêmica ao tirar Vitor Roque do Cruzeiro. A jovem promessa cruzeirense custou somente R$ 24 milhões ao clube paranaense, numa disputa que ainda segue na Justiça.
Dentro de campo, o grande feito do Furacão em 2022 foi o vice da Libertadores.
Fábio
Nenhum outro jogador vestiu mais vezes a camisa do Cruzeiro que Fábio. Foram 976 partidas e a renovação de contrato para 2022 projetava o milésimo jogo. No entanto, Ronaldo não fez valer o acordo assinado pela gestão anterior. Fábio foi dispensando, causando o único momento de tensão entre a torcida e o novo proprietário.
Um grupo de torcedores foi até a entrada da Toca da Raposa 2 para protestar contra Ronaldo. Mas nada mudou. Fábio não voltou, e o Cruzeiro buscou um novo goleiro.
Fábio seguiu sua vida no Fluminense, onde foi importante para a conquista da vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores, e o Cruzeiro contratou Rafael Cabral, que rapidamente caiu nas graças dos cruzeirenses. Quase um ano depois, o caso Fábio é uma página virada na história do clube.
Jaílson
Era desejo de Luxemburgo contar com um goleiro mais experiente para reserva de Fábio, que, em 2020 e 2021, teve como suplentes alguns garotos da base cruzeirense. De saída do Palmeiras, Jaílson chegou a ser anunciado oficialmente como reforço celeste para a temporada. Mas o goleiro nem sequer chegou a treinar na Toca da Raposa. Antes mesmo de o elenco inicia os trabalhos em 2022, Jailson foi dispensado.
Poucas semanas depois, o goleiro de 41 anos assinou com o América-MG, já que o titular Matheus Cavichioli teve problema cardíaco e passou por cirurgia. Jaílson foi o grande nome do Coelho na Libertadores, decisivo nas disputas de pênaltis com o Guaraní, do Paraguai, e o Barcelona, do Equador. Mas a passagem pelo América terminou em julho, após o retorno de Cavichioli aos gramados. Problemas pessoas com o companheiro de posição fizeram Jaílson pedir a rescisão de contrato. Desde então o goleiro está sem clube.
Pará
Outro nome conhecido nacionalmente e indicado por Luxemburgo foi o lateral direito Pará. Assim como Jaílson, o jogador com passagens por Santos, Flamengo e Grêmio também foi anunciado pelo Cruzeiro como reforço para 2022. No entanto, o experiente lateral foi mais um que nem sequer chegou a treinar na Toca da Raposa. Pará foi dispensado por Ronaldo ainda em dezembro de 2021.
Após alguns meses sem clube, Pará foi contratado pelo Brusque, em abril. O lateral direito disputou 24 dos 38 jogos da equipe catarinense na Série B do Brasileiro, mas não foi capaz de evitar o rebaixamento à Série C.
Fernando Neto
Desconhecido por grande parte da torcida, Fernando Neto foi mais um jogador anunciado pelo Cruzeiro que também não jogou pelo Cruzeiro. O volante que estava no Vitória-BA era uma aposta de Alexandre Mattos e de Vanderlei Luxemburgo, mas não teve o nome aprovado pela gestão de Ronaldo e nem sequer se apresentou em Belo Horizonte. Em fevereiro, Fernando Neto foi anunciado como reforço do Operário-PR.
A passagem pelo clube paranaense se encerrou ontem (3). Rebaixado à Série C, o Fantasma já dispensou 12 jogadores. Assim, Fernando Neto nem sequer vai jogar diante do Novorizontino, na última rodada da Série B.
Maicon
Contratado com um salário elevado, o zagueiro revelado pelo próprio Cruzeiro foi o primeiro nome anunciado para 2022. Apresentado à torcida na última rodada da Série B do ano passado, no empate com o Náutico, no Mineirão, Maicon chegou para ser o símbolo de um Cruzeiro que prometia fazer diferente após disputar a Série B por duas vezes consecutivas. Para seguir na Toca, após o clube ser comprado por Ronaldo, o defensor até topou uma readequação salarial.
Mas durou pouco. Foram apenas três jogos no Mineiro, antes de Maicon ser anunciado reforço do Santos, no começo de março.
Sidnei
Outro nome que causou surpresa positiva quando anunciado pelo Cruzeiro foi o do zagueiro Sidnei. Revelado pelo Interacional e com uma carreira construída fora do Brasil, principalmente na Europa, o experiente defensor chegou para formar a dupla de zaga com Maicon. Sidnei também topou reduzir o salário para ficar na Toca da Raposa, mas foram somente duas partidas com a camisa celeste.
Em março, Sidnei trocou o Cruzeiro pelo Goiás. Após disputar apenas cinco jogos com a equipe alviverde, o zagueiro voltou para o futebol europeu em julho. Sidnei está no Las Palmas, na Segunda Divisão da Espanha. O brasileiro de 33 anos é titular da equipe, que está na 3ª posição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.