Topo

Pato 'não sabia' que Chelsea poderia negar compra após empréstimo em 2016

Alexandre Pato treina no Chelsea  - Divulgação/Chelsea
Alexandre Pato treina no Chelsea Imagem: Divulgação/Chelsea

do UOL, em São Paulo (SP)

04/11/2022 10h41

A carreira de Alexandre Pato no futebol europeu não correspondeu às expectativas geradas em 2006, quando encantou o mundo em seus primeiros jogos no Internacional. A passagem pelo Milan, entre 2007 e 2012, foi marcada pelas lesões. A estadia do atacante no Chelsea, em 2016, durou apenas duas partidas. O jogador, hoje com 33 anos, revelou em texto ao "The Player's Tribune" um detalhe sobre seu período nos Blues: ele não sabia que o clube poderia negar sua compra em definitivo.

Pato foi para o Chelsea em janeiro de 2016. À época, o jogador pertencia ao Corinthians, e havia passado os dois anos anteriores emprestado ao São Paulo. O Alvinegro não queria a manutenção do atacante no elenco e cedeu o jogador por seis meses ao time inglês, que tinha a opção de comprá-lo no fim do período.

Só que para Pato, os moldes da negociação não estavam claros. "Eu ainda não entendia os bastidores. Pensei que fossem me levar por empréstimo por seis meses e depois eu assinaria um contrato por mais três anos. Eu não sabia que eles poderiam dizer não depois do empréstimo. E se eu soubesse? Teria ido para outro clube", declarou o atacante.

O brasileiro jogou apenas 131 minutos em um semestre no Chelsea. Foram duas partidas e um gol marcado. Pato diz não entender as razões para receber poucas chances no clube, à época comandado pelo holandês Guus Hiddink. "Foi uma pena, porque eu estava treinando muito bem, mas o técnico me colocou para jogar em apenas dois jogos. Nunca entendi direito o porquê", afirmou.

Os Blues optaram por não comprar o jogador, que precisou se reapresentar ao Corinthians. Pato ainda sonhava em se destacar no futebol europeu naquela época. Por isso, ligou para Bonera, ex-companheiro de Milan, e perguntou se o Villarreal, time que o italiano atuava, tinha interesse no atacante. O clube espanhol foi o próximo destino de Pato.

O brasileiro não se firmou novamente na Europa. Ele jogou um semestre no Villarreal antes de se transferir para o Tianjin Tianhai, da China. Pato retornou ao São Paulo em 2019 e hoje joga no Orlando City, dos Estados Unidos.