Topo

São Paulo

São Paulo precisa superar fraco aproveitamento contra G8 em duas 'finais'

Jogadores do São Paulo em momento de união antes de partida contra o Fortaleza pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Jogadores do São Paulo em momento de união antes de partida contra o Fortaleza pelo Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

04/11/2022 04h00

Ainda na luta para obter vaga na Libertadores 2023, o São Paulo tem de melhorar bem o seu desempenho se quiser assegurar disputar a principal competição do continente, principal objetivo do clube até o fim do ano. O aproveitamento Tricolor contra os times que estão no G8 do Brasileirão é fraco: apenas 28% dos pontos.

Em 12 jogos contra os times que atualmente estão à sua frente na tabela, o São Paulo ganhou um, empatou sete e perdeu quatro, conquistando apenas dez de 36 pontos.

Atual oitavo colocado do Campeonato Brasileiro, o Tricolor tem 51 pontos e na próxima rodada vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Fluminense, que está na quarta posição — as duas equipes empataram em 2 a 2, no primeiro tuno.

Enfrentar os times que estão na parte de cima da tabela tem sido um problema para o time de Rogério Ceni.

Das equipes que estão no G8, grupo de times que vai para a Libertadores do ano que vem, o São Paulo só venceu um jogo, diante do Athletico-PR, na primeira rodada do Nacional. Os 4 a 0 sobre a equipe paranaense resultou na queda do então técnico do clube, Alberto Valentim.

Depois de encarar o Fluminense, no sábado, às 16h30, no Maracanã, o Tricolor terá pela frente outro time que está entre os primeiros colocados do Brasileirão. O São Paulo receberá o Internacional, vice-líder do Nacional.

No primeiro turno, o clube paulista empatou em 2 a 2 com o Fluminense e em 3 a 3 com o Colorado.

Embora tenha apenas uma vitória em 12 jogos contra rivais do G8, o Tricolor também pode ostentar o fato de ter perdido somente quatro partidas diante dos times que estão à sua frente na tabela.

A equipe paulista foi derrotada pelo Palmeiras, em casa, Athletico-PR, fora, e duas vezes para o Flamengo, no Maracanã e no Morumbi.

O empate em 2 a 2 com o Atlético-MG frustrou os planos do São Paulo de entrar no G6 do Campeonato Brasileiro, mesmo que provisoriamente, o que aumentaria as chances do time conseguir a classificação direta para a fase de grupos da Libertadores do ano que vem.

Derrota no Rio de Janeiro pode significar a saída do G8, já que América-MG, com 49 pontos, e Fortaleza, com 48, podem ultrapassar o Tricolor se vencerem seus jogos e o São Paulo perder para o Fluminense.

Depois de enfrentar Fluminense e Internacional, o São Paulo fecha sua participação no Brasileirão contra o Goiás, fora de casa, dia 13 deste mês.

Jogos do São Paulo contra times do G8:

Palmeiras - (1 x 2 e 0 x 0)
Internacional - (3 x 3)
Flamengo - (1 x 3 e 0 x 2)
Fluminense - (2 x 2)
Corinthians - (1 x 1 e 1 x 1)
Athletico-PR - (4 x 0 e 0 x 1)
Atlético-MG - (0 x 0 e 2 x 2)

São Paulo