Jô reencontra Corinthians ainda cercado de polêmicas extracampo
O Corinthians x Ceará de hoje (5), às 20h30 (de Brasília), marca o retorno de Jô à Neo Química Arena. O centroavante reencontra o Timão cinco meses após rescindir seu contrato e ainda com muita polêmica fora de campo.
No Ceará, Jô tem dois gols marcados em nove jogos. Ele deve ser titular contra o Corinthians porque seu principal concorrente, Cléber, foi expulso no jogo passado e está suspenso. O time só venceu uma vez desde que Jô estreou, justamente em uma partida em que ele não jogou -contra o Santos, em 10 de setembro.
Desde que deixou o Corinthians, o atacante tem aparecido mais no mundo das fofocas do que no do futebol. Uma semana após a rescisão, a vida privada de Jô virou assunto público quando a influenciadora Maiára Quiderolly alegou estar grávida do atacante.
O escândalo fez a mulher de Jô, Claudia Santos, pedir a separação e afirmar publicamente que o bebê de Quiderolly seria o sexto filho do jogador fora do casamento. Há duas semanas, porém, o jogador publicou em suas redes sociais —e depois apagou— uma declaração de amor à Claudia, dando a entender que os dois teriam reatado o casamento de 15 anos. Ela, inclusive, retomou o sobrenome "Silva" que havia abandonado durante a separação.
Dívida com japoneses
Ainda em junho, Jô teve outro problema extracampo, este de âmbito esportivo: ele e o Corinthians foram condenados pela Fifa a pagar R$ 13,3 milhões ao Nagoya Grampus. A entidade reforçou decisão do Tribunal Arbitral do Esporte que considerou a saída de Jô do futebol japonês, em 2020, como abandono de emprego. Por ter sido o destino do atacante, o Corinthians é considerado no processo como "clube solidário" e também responsável por quitar o débito.
Esta dívida criou o risco de transfer ban ao Corinthians, enquanto Jô acertava com o Ceará, após ficar três meses sem jogar. Na semana passada mesmo, há dez dias, ele foi impedido de entrar em campo no Brasileirão porque uma das parcelas aos japoneses não havia sido paga. Só foi liberado pela Fifa para a partida seguinte, contra o Fluminense, na última segunda-feira (31).
A primeira vez de Jô em campo depois do imbróglio deve ser justamente contra o Corinthians, hoje à noite. O ex-time do centroavante já garantiu sua vaga na fase de grupos da próxima Libertadores, enquanto o atual, o Ceará, precisa pontuar para tentar se livrar da zona do rebaixamento —está no 17º lugar, não vence há nove rodadas e precisa tirar três pontos do Cuiabá, o 16º.
Jô não vence um jogo desde maio
Somados os últimos jogos pelo Corinthians com três meses sem atuar e o recomeço no Ceará, Jô amarga seis meses sem sair de campo com seu time vencedor de uma partida. A última vez foi em 1º de maio, ainda pelo Timão, no 1 a 0 sobre o Fortaleza, pela quarta rodada deste Brasileirão. De lá para cá, o atacante atuou em 13 partidas, tendo nove empates e quatro derrotas.
Saída do Corinthians foi conturbada
No começo de junho, Jô estava lesionado e por isso não viajou a Cuiabá, onde o Corinthians jogou pelo Brasileirão. Depois da derrota por 1 a 0, um vídeo do centroavante viralizou nas redes sociais: ele estava tocando em uma roda de samba, enquanto um telão transmitia o jogo ao fundo. Foi uma das várias polêmicas do camisa 77 no Alvinegro. No dia seguinte ele faltou ao treino, a gota d'água para a rescisão o contrato.
FICHA TÉCNICA:
CORINTHIANS x CEARÁ
Competição: Campeonato Brasileiro, 36ª rodada
Data e horário: 5 de novembro de 2022, 20h30 (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone (RJ) e Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
VAR: Wagner Reway (PB)
CORINTHIANS: Cássio; Bruno Méndez, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Mateus Vital, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vitor Pereira.
CEARÁ: João Ricardo; Nino Paraíba, Luiz Otávio, David Ricardo e Bruno Pacheco; Richard Coelho, Geovane e Vina; Lima, Erick e Jô. Técnico: Juca Antonello.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.