Topo

Última chance: quem ainda pode convencer Tite na véspera da convocação

Com boas atuações no Arsenal, Gabriel Martinelli é um dos que corre por uma vaga na Copa do Mundo - Justin Setterfield/Getty Images
Com boas atuações no Arsenal, Gabriel Martinelli é um dos que corre por uma vaga na Copa do Mundo Imagem: Justin Setterfield/Getty Images

Do UOL, em São Paulo e colaboração para o UOL, em Barcelona (ESP)

05/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

A lista de convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo será anunciada na segunda-feira. Portanto, os jogos de domingo são a última possibilidade que alguns jogadores têm de entrar na relação de 26 nomes escolhidos por Tite e pela comissão técnica da CBF.

Com cerca de 20 nomes já consolidados, a disputa pelas seis vagas restantes promete. No futebol europeu, há oito partidas neste domingo que podem fazer o técnico mexer na relação final. A decisão mais importante para o fechamento da convocação aconteceu na sexta-feira, mas o desempenho nesta rodada ainda conta. Afinal, como a lista não é pública, as mudanças podem acontecer até o último minuto.

O Campeonato Inglês lidera a lista de jogos que podem mudar — ou confirmar — nomes na lista de Tite. Se o treinador e a comissão técnica quiserem acompanhar a última rodada pré-convocação terão de ligar a TV às 9h (horário de Brasília), para Chelsea x Arsenal. Os Gunners têm três possíveis convocados: o zagueiro Gabriel Magalhães, o atacante Gabriel Jesus e o ponta Gabriel Martinelli. Nenhum deles foi chamado para os amistosos com Gana e Tunísia, no fim de setembro.

Entre os três, Jesus é quem está mais próximo da lista dos 26. Depois de bom início de temporada, o ex-jogador do Manchester City atravessa uma seca de mais de um mês sem marcar. Martinelli, por sua vez, tem crescido nas últimas rodadas, tornando-se fundamental na campanha do líder do Campeonato Inglês. Gabriel Magalhães vem fazendo uma temporada irregular, mas ainda luta por uma vaga, sobretudo caso Tite opte por convocar cinco zagueiros.

Às 11 horas de domingo, dois outros jogadores na mira da comissão técnica entram em campo pelo Aston Villa, contra o Manchester United: Philippe Coutinho e Douglas Luiz. Reserva nos últimos quatro jogos, Coutinho ainda não participou de gols na atual temporada, mas pode entrar na cota de "jogadores de confiança" do treinador. Douglas, por sua vez, tem se destacado no início da temporada; o problema é a concorrência na posição.

A maratona de jogos importantes do Campeonato Inglês na convocação se completa com o duelo entre Tottenham e Liverpool, às 13h30 de domingo. Richarlison e Fabinho são nomes certos, mas Tite poderá observar um jogador dos Spurs e outro dos Reds. A crise na lateral-direita fez de Emerson Royal um candidato à convocação, mas ele perdeu espaço na avaliação da comissão técnica; no Liverpool, Firmino vive grande fase e tem a seu favor o fato de jogar como meia ou atacante.

Espanha, Itália e Portugal

A Liga Espanhola também terá um domingo agitado e que pode levar Tite a fazer mudanças de última hora na lista de jogadores que partirão rumo ao hexa. Às 10h, o Atlético de Madrid entra em campo para enfrentar o Espanyol. Matheus Cunha, que chegou a ser titular da seleção após o ouro olímpico, ainda sonha com uma vaga. Ele tem sido prejudicado pelo fato de Diego Simeone preferir Alvaro Morata no ataque. Correndo por fora, o zagueiro Felipe perdeu terreno, mas está na pré-lista de 55 nomes enviados pelo treinador à Fifa.

Às 17h de domingo, La Liga tem ainda o dérbi entre Sevilla e Bétis. Alex Telles, candidato a uma vaga na lateral-esquerda, vive uma disputa interna por posição com o argentino Marcos Acuña. O ex-jogador do Porto foi titular contra Gana e Tunísia, nos dois últimos amistosos de preparação, devido à lesão de Alex Sandro; não brilhou, mas também não comprometeu.

Na Itália, dois duelos de peso podem ajudar Tite a definir a defesa na véspera da convocação. No dérbi romano entre Roma e Lazio, às 14h, o observado será Ibañez. O zagueiro, que também pode jogador na lateral-direita, foi testado nos amistosos e pode ser uma opção caso o técnico opte por chamar cinco zagueiros e um perfil mais versátil. Outro defensor que terá sua última chance para convencer a comissão técnica é Bremer. O zagueiro da Juventus encara a Internazionale, às 16h45. As atuações constantes no último mês o deixaram perto de uma vaga no Mundial.

O Campeonato Português também poderá ajudar a comissão técnica a fechar a lista, com o encontro entre Estoril e Benfica, às 17h30 de domingo. David Neres destacou-se na última semana e pode ser uma surpresa no ataque. Lucas Veríssimo era dado como nome certo na Copa até sofrer uma lesão em novembro de 2021. Depois de quase um ano afastado, ele voltou à equipe do Benfica na goleada por 6 a 1 sobre o Maccabi Haifa.

Os jogos que podem mexer na lista final:

Domingo

9h - Chelsea x Arsenal
10h - Atlético de Madrid x Espanyol
11h - Aston Villa x Manchester United
12h30 - Tottenham x Liverpool
14h - Roma x Lazio
16h30 - Estoril x Benfica
16h45 - Juventus x Internazionale
17h - Bétis x Sevilla