Topo

Arsenal vence Chelsea com gol de brasileiro e retoma liderança do Inglês

Brasileiro Gabriel Magalhães marcou o único gol na vitória do Arsenal sobre o Chelsea - Glyn Kirk/AFP
Brasileiro Gabriel Magalhães marcou o único gol na vitória do Arsenal sobre o Chelsea Imagem: Glyn Kirk/AFP

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

06/11/2022 10h54

O tradicional clássico londrino foi brigado até o final, mas quem levou a melhor foi o Arsenal. Em pleno Stamford Bridge, em partida válida pela 15ª rodada, a equipe de Mikel Arteta venceu o Chelsea por 1 a 0 e voltou à liderança do Campeonato Inglês.

O único gol da partida foi marcado pelo brasileiro Gabriel Magalhães, após cobrança de escanteio.

Com o resultado, o Arsenal chegou aos 34 pontos, assumindo a primeira colocação, com dois a mais que o vice Manchester City. Já o Chelsea caiu para a 7ª colocação e permaneceu com os mesmos 21.

As duas equipes terão apenas mais duas partidas antes do início do Mundial do Qatar. O Arsenal enfrenta o Brighton na Copa da Liga Inglesa, na quarta-feira, e pega o Wolverhampton, na rodada seguinte da Premier League, no sábado.

O Chelsea terá dois jogos duros, ambos fora de casa, também na quarta (Copa) e sábado (Premier). O primeiro diante do Manchester City e o segundo contra o Newcastle.

Gabriel Jesus disputa bola com Thiago Silva em Chelsea x Arsenal - Glyn Kirk/AFP - Glyn Kirk/AFP
Gabriel Jesus disputa bola com Thiago Silva
Imagem: Glyn Kirk/AFP

Equilíbrio

O início da partida contou com boas chances para os dois lados, com um leve domínio ao Arsenal. A partir da metade da primeira etapa, o Chelsea tentou entrar no jogo e criou algumas chances, mas pouco efetivas.

Saka, Martinelli e Gabriel Jesus foram os jogadores mais acionados. O ex-Palmeiras, inclusive, teve a melhor chance com um cabeceio que passou rente à trave.

E como não poderia deixar de ser, as disputas foram bastante ríspidas, com todos os atletas empenhados para ter a posse de bola.

Susto na torcida

Ainda no começo do segundo tempo, um torcedor presente no estádio passou mal e foi prontamente socorrido, causando uma paralisação na partida. Após menos de cinco minutos, a situação foi tranquilizada e não foi constatado nenhum tipo de gravidade com o adepto.

Brasileiros participam

Em um dos lances mais perigosos, Gabriel Jesus aproveitou vacilo de Thiago Silva, desarmou o compatriota, e quase abriu o placar com finalização na área. Mendy fez uma defesa providencial, espalmando para escanteio.

O lance gerou o gol marcado pelo também brasileiro Gabriel Magalhães. Após cobrança de escanteio venenosa de Saka, o zagueiro aproveitou a sobra na pequena área e escorou para as redes. Ele se tornou o zagueiro com mais gols marcados na Premier League desde 2021, totalizando sete tentos.

Vale lembrar que Magalhães é um dos nomes cogitados para estar na convocação de Tite para a Copa do Mundo.

Reta final tensa

O jogo continuou bastante disputado nos minutos finais, destacando a entrega de Gabriel Jesus. Embora o camisa 9 esteja vivendo um jejum de gols, foi elogiado pela torcida por sua entrega.

Contudo, o clima ficou tenso com uma confusão entre os jogadores já nos acréscimos. Xhaka e Chalobah se estranharam na linha de fundo e uma discussão entre os atletas se iniciou. Não durou muito tempo até que o árbitro Michael Oliver dispersasse o tumulto.