Coritiba vence reservas do Flamengo em casa e se livra do rebaixamento
Lutando pela vida na Série A, o Coritiba foi melhor e venceu o Flamengo por 1 a 0, no Estádio Couto Pereira, hoje (6), pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Atuando somente com um titular, o Rubro-Negro não teve boa atuação no jogo que garantiu o Coxa na Primeira Divisão da competição em 2023. Alef Manga, de pênalti, definiu o placar.
Com o ótimo resultado, o Coritiba deixa para trás a briga contra o rebaixamento e fica em 15º, com 41 pontos, abrindo sete do Atlético-GO, que abre o Z4. A equipe agora sonha até com vaga na Sul-Americana. O Red Bull Bragantino tem três pontos a mais.
Já o Flamengo cai para a quinta posição depois das vitórias de Fluminense e Corinthians na rodada. Fica com 61 pontos contra 64 dos dois concorrentes.
Na penúltima rodada do Brasileirão, o Coritiba recebe o Corinthians na próxima quarta-feira, às 19h, no Couto Pereira. No mesmo dia, às 21h30, o Flamengo visita o Juventude no Alfredo Jaconi.
Quem foi bem no Flamengo: Hugo Souza
Apesar de ter sofrido o gol de pênalti, fez várias defesas muito importantes para o Flamengo, especialmente no primeiro tempo. Com Santos fora, poupado por Dorival, vai tendo uma sequência importante.
Quem foi mal no Flamengo: Diego Ribas
Depois de anunciar a aposentadoria ao final da temporada, Diego Ribas ganhou nova chance como titular do Flamengo, mas foi muito mal. Errou passes bobos, não conseguiu construir as jogadas e, de quebra, fez pênalti bobo que deu o gol ao Coritiba.
O jogo do Flamengo
O primeiro tempo do Flamengo não foi no ritmo que normalmente o time tem. O início foi bom, com mais domínio e boas chegadas. No entanto, faltou mais capricho no último passe para dar a tranquilidade no placar. Com apenas João Gomes de titular, os reservas não foram eficientes. Diego Ribas errou passes importantes.
A falta de entrosamento foi evidente. Em diversas jogadas, dois atletas se trombavam porque iam na mesma bola ou corriam riscos desnecessários. A má atuação de Diego complicou o andamento nas transições também. No segundo tempo, pouca coisa funcionou, mesmo com as alterações de Dorival.
O jogo do Coritiba
O Coritiba até começou com problemas para impedir o domínio do Flamengo, mas equilibrou as ações na parte final do primeiro tempo. Com excelentes oportunidades, pararam só em Hugo Souza, que fazia uma boa partida. Lutando para permanecer na Série A, o time saiu com confiança e teve as melhores chances.
Na segunda etapa, porém, as coisas mudaram. Com o pênalti, o Coritiba ficou mais confortável para tentar chegar ao gol adversário e menos nervoso. Guto Ferreira fez alterações para correr menos riscos e fechou completamente o time na reta final, tendo sucesso ao segurar o resultado.
Cronologia
Mesmo que o Coritiba estivesse jogando a vida, o Flamengo fez um jogo tranquilo na maior parte do primeiro tempo. Sem grandes dificuldades, o Rubro-Negro ocupava o campo de ataque e criava boas oportunidades. Os donos da casa, que optaram pelo contra-ataque, tiveram problemas nesse sentido pela falta de jogadores de velocidade e, portanto, chegaram pouco.
Marinho e Pablo conseguiram boas oportunidades, mas não foram eficientes. O cenário mudou na reta final da primeira etapa e Hugo precisou trabalhar três vezes. Primeiro, em bom chute de Robinho. Depois, na chance de Alef Manga depois de um lançamento errado de Diego e em uma cobrança de falta de Bruno Gomes. No fim, nenhum dos times conseguiu balançar a rede.
Na volta do segundo tempo, Guto Ferreira promoveu duas mudanças no time e as equipes iam se estudando, mas Diego Ribas deu uma ótima chance para o time da casa abrir o placar. Aos 12 minutos, o meia cometeu pênalti bobo em Régis. Alef Manga foi para a bola e marcou para o Coxa.
Com a vantagem, o Coritiba passou a "cozinhar" mais a partida para administrar a vantagem. O Flamengo, sem o mesmo nível de atenção de outros momentos, errou muito e foi mal durante a segunda etapa, sem grandes chances criadas. Marinho até tentou algumas vezes, mas sem sucesso.
Arbitragem
No último jogo antes de viajar para a Copa do Mundo, Raphael Claus foi bem. No lance do pênalti, acabou não marcando na hora, mas foi chamado pelo VAR para corrigir o erro. O jogo ficou mais cortado no segundo tempo, gerando reclamações dos jogadores do Flamengo.
Recorde de público
Em uma das partidas mais importantes da temporada, a torcida do Coritiba deu show. Com 33.304 presentes, o Couto Pereira teve recorde de público hoje. O anterior era de pouco mais de 30 mil diante do Palmeiras, no primeiro turno.
Momento do jogo
O lance que definiu a partida foi, sem dúvidas, o pênalti de Diego Ribas em Régis. O gol animou ainda mais a torcida, que carregou o time até o fim.
FICHA TÉCNICA:
CORITIBA 1X0 FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro, 36ª rodada
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e horário: 6/11/2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Neuza Ines Back (FIFA/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)
Gol: Alef Manga (COR), aos 12 minutos do segundo tempo
Coritiba: Gabriel Vasconcelos; Natanael, Castán, Chancellor e Rafael Santos; Bruno Gomes (Willian Farias), Jesús Trindade, Robinho (Régis) e Galarza (Fabrício); Alef Manga (Egídio) e Cadorini (Léo Gamalho). Técnico: Guto Ferreira.
Flamengo: Hugo; Matheuzinho (Rodinei), Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego (Mateusão), João Gomes, Vidal (Pulgar); Matheus França, Everton Cebolinha (Matheus Gonçalves) e Marinho. Técnico: Dorival Jr.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.