Topo

Observações da seleção refletem últimas dúvidas para convocação à Copa

O técnico Tite lê a lista de nomes na sede da CBF durante a convocação das seleção brasileira para os amistosos contra Gana e Tunísia. 09/09/2022 - Lucas Figueiredo
O técnico Tite lê a lista de nomes na sede da CBF durante a convocação das seleção brasileira para os amistosos contra Gana e Tunísia. 09/09/2022 Imagem: Lucas Figueiredo

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

06/11/2022 05h28

Classificação e Jogos

É uma questão de horas. Da boca do técnico Tite sairão amanhã (7), às 13h, os 26 nomes convocados para a Copa do Mundo 2022. A jornada rumo ao Qatar durou quatro anos e meio e teve nas últimas semanas os últimos acontecimentos prévios à montagem da lista final para o Mundial. Os esforços se concentraram em Itália, Espanha e Inglaterra.

A proposta foi trazer elementos para justificar — na reunião "quebra-pau" que acontece na CBF — por que cada nome merecia permanecer no papel que Tite entregará aos jornalistas no evento de amanhã à tarde.

A relação de 55 nomes enviada à Fifa em 21 outubro foi uma forma abrangente de Tite mostrar o que pensa para a Copa. Ele não quis divulgar os nomes propositalmente, embora alguns com poucas chances de presença na lista final tenham sido vazados por clubes e estafe de jogadores. Há os mais óbvios, como Neymar, Vini Jr, Raphinha, Casemiro e outros que formam a espinha dorsal da seleção. E há disputas abertas. Na defesa, no meio e no ataque.

Ao longo do ciclo, Tite e seus auxiliares estabeleceram quatro etapas de trabalho para definir os nomes que estarão na Copa. O escopo teve viagens de observação no Brasil e na Europa, acompanhamento de treinos e jogos, contato com atletas e comissões técnicas, além do fortalecimento da equipe brasileira e concessão de oportunidades a quem mostrava potencial nas datas Fifa.

O roteiro das viagens das últimas semanas reflete as dúvidas finais de Tite. Foram oito jogos observados na Europa, sem contar um papo em um restaurante com Bruno Guimarães, por exemplo, e uma visita aos treinos do Barcelona para ver como está Dani Alves.

O auxiliar Cleber Xavier e o analista de desempenho Bruno Baquete foram à Itália com duas missões: jogos de Juventus e Roma. Em relação à Juve, a tarefa ficou "incompleta" porque Danilo e Alex Sandro já são nomes certos na lista final. A oportunidade de ver o zagueiro Bremer de forma mais próxima foi frustrada por causa de uma lesão muscular na coxa esquerda.

Zagueiro Bremer cumprimenta Tite na apresentação à seleção brasileira na França - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Zagueiro Bremer cumprimenta Tite na apresentação à seleção brasileira na França
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

O próprio Tite voltaria a Turim dias depois para o Juventus x PSG, que mais uma vez não teve Bremer em ação. A expectativa é que o defensor fique à disposição para o jogo de hoje (6), contra a Inter de Milão. Quanto à partida da Roma, Cleber e Baquete assistiram ao desempenho do zagueiro Ibañez na derrota para o Napoli, por 1 a 0.

Os alvos na Itália envolvem o sistema defensivo e estão conectados com parte do compromisso na continuidade da viagem: Dani Alves. Se ao fim das contas Tite optar por não levar o lateral-direito de 39 anos à Copa, a tendência demonstrada nos amistosos recentes é convocar um zagueiro a mais e ter Éder Militão como alternativa imediata na lateral direita. É possível encaixar tanto Bremer quanto Ibañez na lista, possivelmente preterindo Dani e também Gabriel Magalhães, do Arsenal. O defensor da Roma também tem a seu favor a possibilidade de jogar na lateral. Tite já disse que quer contar com jogadores versáteis no Qatar.

O roteiro de Cleber e Baquete se encerrou na Espanha. Foram eles que viram Dani Alves de perto - o lateral está sem jogar desde 23 de setembro. Primeiro, houve um período de perda de condição física no Pumas, do México, que já o tirou da convocação passada. Agora, ele precisa mostrar serviço apenas em treinamentos no Barça, já que o time mexicano não se classificou às fases finais do campeonato local. Será o suficiente?

Em solo espanhol, a dupla observou ainda Alex Telles, lateral-esquerdo do Sevilla, que viu a disputa pela vaga na Copa ficar mais fácil com a lesão de Guilherme Arana, do Atlético-MG. Mas Renan Lodi, do Nottingham Forest, corre por fora. E corre rápido.

Tite quis ver por si mesmo outro jogador pelo qual cultiva admiração: Coutinho. No Aston Villa, no entanto, ele tem recebido poucas chances. A partida vista pelo técnico da seleção e seu auxiliar/filho Matheus Bachi foi contra o Newcastle (de Bruno Guimarães). O Villa levou 4 a 0. Coutinho foi a campo aos 16 minutos do segundo tempo, quando o time já perdia de 3 a 0. O momento de Coutinho contrasta com o sucesso de Éverton Ribeiro, no Flamengo: o meia foi fundamental na conquista da Libertadores, sábado.

Na véspera do Newcastle x Aston Villa, Tite conversou com Bruno Guimarães, a sós, em uma churrascaria brasileira. A convocação dele se mostra bem encaminhada.

A passagem pela Inglaterra contou ainda com um Manchester United x Aston Villa. A partida envolve Casemiro e Fred, nomes importantes no meio-campo da seleção, mas também a evolução de Antony na Premier League. O atacante oferece duas das "perninhas rápidas" com as quais Tite quer contar na Copa.

Roberto Firmino comemora após marcar para o Liverpool contra o Rangers pela Champions League - Matthew Ashton - AMA/Getty Images - Matthew Ashton - AMA/Getty Images
Roberto Firmino comemora após marcar para o Liverpool contra o Rangers pela Champions League
Imagem: Matthew Ashton - AMA/Getty Images

O dilema do ataque ainda levou Tite a Liverpool para ver Roberto Firmino em ação. Presente na Copa 2018, Firmino é visto com Tite como um "jogador híbrido", podendo ser um centroavante, mas com qualidade para trabalhar como um camisa 10 que alimenta a chegada dos pontas. No jogo contra o Napoli, pela Liga dos Campeões, ele foi titular, mas foi substituído antes dos dois gols feitos pela equipe inglesa.

A comissão técnica ainda se preocupou com dois jogadores que estão no futebol inglês e tiveram lesões recentes. O auxiliar César Sampaio e o médico Rodrigo Lasmar visitaram o atacante Richarlison e o meia Lucas Paquetá. O primeiro sofreu um problema na panturrilha esquerda. O segundo, uma lesão no ombro.

"A viagem foi muito proveitosa para avaliarmos pessoalmente os jogadores e observarmos a recuperação de cada um deles. Os dois estão evoluindo muito bem", resumiu Lasmar ao UOL Esporte.