Em Flamengo 'sem estrelas', garotos da base buscam espaço pensando em 2023
Com dois novos troféus no currículo após vencer a Copa do Brasil e a Libertadores, o Flamengo vive o final de temporada como um momento de descanso aos titulares e em clima de férias. Mas os jogos restantes vão servir também para observação de Dorival Jr pensando no planejamento para a próxima temporada. O Rubro-Negro entra em campo hoje (6), contra o Coritiba, em mais um momento de dar rodagem aos jovens.
Entre os 24 relacionados para o jogo no Couto Pereira, às 16h, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, 12 são jogadores formados nas categorias de base do Fla. Dentro dessa lista, Hugo Souza, João Gomes e Matheuzinho já estão consolidados entre os profissionais, mas há outros em observação.
Cleiton, Igor Jesus, Kauã, Marcos Paulo, Mateusão, Matheus Cunha, Matheus França, Matheus Gonçalves e Werton tentam se firmar já visando a próxima temporada. Como o Flamengo irá jogar pelo menos o início do Campeonato Carioca com os garotos, esse grupo pode largar na frente com Dorival.
Matheus França é quem está mais avançado e contando com o prestígio do treinador. Depois de um começo complicado, quando chegou até a ser vaiado, o garoto voltou a ter chances e vem bem. São 22 jogos como profissional e seis gols marcados. Mateusão vem em seguida, com sete partidas disputadas no time principal. Matheus Gonçalves fez dois jogos, assim como Werton. Os outros ainda não jogaram.
"Inicialmente [pretendo] sim, usar garotos no Carioca. A partir de um determinado momento, provavelmente, não. Temos datas importantes a partir de 28 de janeiro. Depois a ida ao Mundial, depois mais dois jogos decisivos. Temos que ter calma, fazer o melhor planejamento possível. Não temos posição definida porque são muitas alterações. Temos que adequar [a equipe] de todas as formas. Gostaríamos de aproveitar ao máximo todas as competições", afirmou Dorival depois da derrota para o Corinthians.
Titulares fora
O Flamengo tem três jogos pela frente antes do fim da temporada. Além deste contra o Coritiba, a equipe também enfrenta o Juventude fora de casa e o Avaí no Maracanã. Sem veteranos, como Santos, David Luiz, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Pedro e Gabigol, além de outros que podem ser poupados nos próximos dias, é o momento de os garotos brilharem.
Ainda sem decretar férias para todos os jogadores do "time de Copas", Dorival segue o trabalho com o elenco. Nos casos de Pedro e Everton Ribeiro, os dois treinaram normalmente com o elenco, mas vão ser preservados pois vivem a expectativa da convocação para a Copa do Mundo. Já Arrascaeta usará as próximas semanas para se recuperar totalmente das dores no púbis e ficar pronto para o Mundial.
FICHA TÉCNICA:
CORITIBA X FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro - 36ª rodada
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba (PR)
Data e hora: 6 de novembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (FIFA/SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA/SP) e Neuza Ines Back (FIFA/SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)
Coritiba: Gabriel Vasconcelos; Natanael, Castán, Chancellor e Rafael Santos; Bruno Gomes, Jesús Trindade, Robinho (Boschilia) e Galarza; Alef Manga e Cadorini. Técnico: Guto Ferreira.
Flamengo: Hugo, Rodinei, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís, Thiago Maia, João Gomes, Vidal, Matheus França, Everton Cebolinha e Marinho. Técnico: Dorival Jr.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.