Topo

Taison, Geromel e Paulinho: veja como foi a lista de Tite na Copa de 2018

Há quatro anos, lista da seleção levantou discussões mesmo não sendo tão polêmica quanto em outras Copas - REUTERS/Ricardo Moraes
Há quatro anos, lista da seleção levantou discussões mesmo não sendo tão polêmica quanto em outras Copas Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes

Do UOL, em São Paulo

06/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

Amanhã (7), a partir das 13h (de Brasília), o técnico Tite anuncia a convocação final da seleção brasileira para a Copa do Mundo deste ano, que começa no Qatar em duas semanas. No clima do Mundial, o UOL Esporte relembra como foi a lista de quatro anos atrás.

Aquela lista não teve nenhuma grande surpresa. Todos os 23 convocados já haviam sido chamados por Tite nos dois anos anteriores, durante o primeiro ciclo do técnico no comando da seleção.

O nome mais discutido na época foi o de Taison, então atacante do Shakhtar Donetsk (UCR) que aos 30 anos já não vivia seu auge, mas havia conquistado a confiança de Tite desde os tempos de Internacional, anos antes. Taison acabou ficando no banco em todos os cinco jogos que a seleção brasileira fez naquela Copa do Mundo.

Houve ainda debates sobre Danilo e Fagner, laterais escolhidos para disputar a posição após uma lesão do titular Daniel Alves. Apesar disso, a convocação foi menos controversa do que em Copas anteriores: em 2014, Felipão havia deixado Robinho de fora; antes disso, em 2010, Neymar e Ganso não tinham ido com Dunga.

O grupo convocado para os jogos na Rússia teve seis remanescentes da Copa anterior, marcada pelo 7 a 1 em 2014. Este número deve ser superado com folga neste ano: a convocação de Tite amanhã deve ter pelo menos oito jogadores que estiveram no Mundial passado.

A seleção brasileira não tem mais amistosos para fazer até a Copa do Mundo no Qatar. Tite e os convocados farão uma semana de treinos em Turim, na Itália, antes da viagem ao país árabe.

A estreia no Mundial é contra a Sérvia, no dia 24 (quinta-feira). Depois o Brasil pega a Suíça no dia 28 (segunda-feira) e fecha a fase de grupos contra Camarões, em 2 de dezembro (sexta-feira).

Relembre a convocação de Tite em 2018:

Goleiros
Alisson (hoje no Liverpool; estava na Roma)
Cássio (Corinthians)
Ederson (Man. City)

Zagueiros
Geromel (Grêmio)
Marquinhos (PSG)
Miranda (São Paulo; estava na Inter de Milão)
Thiago Silva (Chelsea; estava no PSG)

Laterais
Danilo (Juventus; estava no Man. City)
Fagner (Corinthians)
Filipe Luís (Flamengo; estava no Atlético de Madri)
Marcelo (Real Madrid)

Meio-campistas
Casemiro (Man. United; estava no Real Madrid)
Coutinho (Aston Villa; estava no Barcelona)
Fernandinho (Athletico; estava no Man. City)
Fred (Man. United; estava no Shakhtar-UCR)
Paulinho (Corinthians; estava no Barcelona)
Renato Augusto (Corinthians; estava no Beijing Guoan-CHI)
Willian (Fulham; estava no Chelsea)

Atacantes
Douglas Costa (LA Galaxy-EUA; estava na Juventus)
Firmino (Liverpool)
Gabriel Jesus (Arsenal; estava no Man. City)
Neymar (PSG)
Taison (Internacional; estava no Shakhtar)