Topo

Vasco

Vasco se blinda antes de jogo do ano e decide a vida na 'batalha de Itu'

Jorginho, técnico do Vasco, na partida contra o Sampaio Corrêa - Thiago Ribeiro/AGIF
Jorginho, técnico do Vasco, na partida contra o Sampaio Corrêa Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Do UOL, no Rio de Janeiro

06/11/2022 04h00

O Vasco joga hoje (5) uma das partidas mais importantes de sua história. Quando entrar em campo contra o Ituano, às 18h30, em Itu, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, o Cruz-Maltino brigará para evitar ampliar a maior crise da existência do clube e permanecer na Série B por mais uma temporada. Por isso, a delegação se blindou antes da "final".

Diferentemente do que normalmente acontece, o Vasco chegou ao local do jogo já na quinta-feira. Pensando na importância do compromisso, a diretoria vascaína apostou na estrutura de um resort para dar o máximo de foco e conforto ao grupo. O local já recebeu mais de uma vez a seleção brasileira feminina, além do Japão na Copa do Mundo de 2014 e o Chile na Copa América de 2019.

Nos últimos dias, o grupo fez treinos no campo do resort na sexta-feira e ontem (5). O Vasco levou inclusive jogadores suspensos (Edimar e Quintero), não relacionados, e funcionários que normalmente não viajam com a delegação. Boa parte indo somente hoje, dia do jogo.

Nem na saída do Rio ou na chegada a Itu o Vasco se encontrou com a torcida. No embarque, entrou por uma área separada e não passou pelo saguão. Na chegada, desembarcou no Aeroporto de Viracopos, em Campinas, e pegou um ônibus de 50 minutos até o destino final.

Situações para o acesso

Na quarta posição, com 59 pontos, o Vasco precisa ao menos empatar para se garantir na Série A em 2023. Em caso de vitória, chega a 62 e não pode ser alcançado. Se tiver uma igualdade no placar, vai a 60 contra 58 do Ituano.

Mesmo se perder, o Vasco ainda tem chances de conseguir o acesso. Nesse caso, o Cruzmaltino torce para o Sport não golear o Vila Nova, em Goiânia, por cinco gols de diferença, e por uma derrota do Bahia para o CRB, em Maceió, por pelo menos três gols de diferença. Além de, claro, não ser derrotado pelo Ituano por mais de um gol de diferença.

O Bahia, em terceiro, tem 59 pontos e 13 de saldo de gols. O Vasco, em quarto, tem a mesma pontuação e 11 de saldo. Já o Ituano, em quinto, está com 57 pontos e nove gols de saldo. O Sport, em sexto e com a missão mais difícil, tem 56 e seis de saldo.

Julgamento em pendência

É importante ressaltar neste caso que o que acontecer dentro do campo pode nem ser como o campeonato vai terminar. O Vasco ainda aguarda o julgamento da confusão e invasão de campo na partida contra o Sport, na Ilha do Retiro. O STJD marcou a decisão para a próxima quarta-feira (9).

O Sport pode perder até 10 mandos de campo, ser multado e também perder o ponto da partida, em 16 de outubro. O clube pernambucano foi denunciado pela Procuradoria do tribunal em três artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (artigos 205, 211 e 213) e também nos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições (RGC) da CBF.

O STJD interditou preventivamente a Ilha do Retiro e determinou que o Sport atue de portões fechados até o julgamento na Comissão Disciplinar. No caso de perda de pontos, o clube carioca chegaria a 61 pontos —levando em conta a situação atual da tabela— e estaria matematicamente classificado à Série A de 2023.

Vasco