VP tem razão? Veja números do Corinthians com e sem Yuri Alberto em campo
"Estou convencido que, se não tivéssemos tido os problemas que tivemos, com grande parte da temporada sem atacante e com adaptações —perdendo o Jô, adaptando o Guedes, sem o Júnior Moraes... —, imagine o que teria sido a temporada se tivéssemos tido o Yuri desde o começo?".
Foi com esse questionamento que Vítor Pereira, técnico do Corinthians, respondeu a uma das primeiras perguntas da entrevista coletiva após a vitória da equipe sobre o Ceará, em jogo realizado no sábado (5) e válido pelo Campeonato Brasileiro.
Pouco depois de ver o seu camisa 9 garantir mais uma vitória para o Alvinegro no torneio, o português, satisfeito com o resultado sobre o Vozão, ressaltou o "potencial enorme" do jogador, que está emprestado até junho de 2023.
Mas, afinal, VP tem razão ao falar sobre uma possível melhora do Corinthians com Yuri Alberto no elenco desde o início do ano?
O UOL Esporte traçou um raio-x da equipe com e sem o centroavante de 21 anos em campo —e, ao menos de acordo com números, a tese do técnico tem lógica.
A campanha do Corinthians no Brasileirão até a 17ª rodada, a última antes de Yuri Alberto estrear, era considerada razoavelmente boa: a equipe somou 29 pontos de 51 possíveis, totalizando um aproveitamento de 56,8% dos pontos.
Desde a estreia do camisa 9 ocorrida em julho, na vitória de 3 a 1 dos paulistas sobre o Coritiba, a situação melhorou.
Em 18 jogos com o centroavante em campo, este índice saltou para quase 65% no torneio: foram 35 pontos conquistados pelo time de 54 possíveis.
De lá para cá, Yuri só ficou fora do duelo entre Corinthians e Fluminense —ele estava suspenso e a equipe de VP acabou derrotada dentro de casa.
Atualmente, o aproveitamento dos paulistas no Brasileirão gira na casa dos 59%, índice que pode aumentar nas últimas duas rodadas, já que Yuri, responsável por elevar a média até aqui, deve ser presença garantida entre os titulares. Ele já marcou sete gols no campeonato.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.