Topo

Palmeiras

Abel foca em jovens do Palmeiras: 'não quero mais nenhum centroavante'

Endrick, do Palmeiras, comemora gol contra o Fortaleza pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Endrick, do Palmeiras, comemora gol contra o Fortaleza pelo Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

07/11/2022 04h00

Campeão de tudo nos últimos anos, Abel Ferreira já declarou que é ambicioso e quer encontrar maneiras de seguir vencendo campeonatos à frente do Palmeiras. Além dos títulos, o treinador também quer fazer com que os jogadores do ataque do Verdão possam render ainda mais no ano que vem.

O foco maior de atenção, claro, é Endrick. O atacante de 16 anos é a maior promessa das categorias de base alviverde. Em cinco jogos no profissional, já marcou três gols. Mas ele não é a única aposta do português.

"Posso estar enganado, mas somos a equipe do Brasileirão das Séries B, C, [com ataque] mais jovem. Endrick, 16, Navarro, 22, López, 21. [Temos de entender] o que temos aqui e o que os rivais têm: potencial e margem de crescimento. O principal é apresentar resultados. Valorizar o plantel. Valor do plantel. O dinheiro que ganhamos, os títulos, valorização dos jogadores. As vagas estão todas preenchidas. Não quero [contratar] mais nenhum centroavante. Mais nenhum", resumiu Abel.

Com isso em mente, o português deixou claro que o Palmeiras não precisará buscar nenhum jogador que possa atuar especificamente no comando do ataque. Até porque, além dos centroavantes de ofício (Navarro, López e Merentiel), Abel já escalou diversas vezes Rony como a referência do time no campo ofensivo.

Por muito tempo a escalação de Rony na função aconteceu pela falta de opção em ter um goleador. O rendimento do camisa 10, e a baixa eficiência dos centroavantes contratados, renderam a Rony a titularidade na maior parte da temporada. Mas Abel avisou que não desistiu de fazer os centroavantes aumentarem seu desempenho. E citou um jogador em especial para pedir paciência da torcida com os atletas.

"Fomos buscar um jogador jovem [Flaco López], num clube com objetivos diferentes [dos nossos]. É preciso trabalhar a parte mental, [aqui tem] uma exigência completamente diferente. [Precisa] entender o que significa jogar no Palmeiras. [López] assinou por quatro ou cinco anos, vou dar esse tempo. Não esperava nos primeiros seis meses que abrisse a caixa. De três, fez uma. É criar e fazer. Temos margem e espaço para jogadores desse tipo. Confiar e treinar eles", finalizou Abel.

Já campeão brasileiro, o Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira (9), no Allianz Parque, diante do América-MG.


Atacantes do Palmeiras

Endrick - 16 anos
José "Flaco" López - 21 anos
Rafael Navarro - 22 anos
Wesley - 23 anos
Breno Lopes - 26 anos
Merentiel - 26 anos
Rony - 27 anos
Dudu - 30 anos

Média de 23,8 anos

Palmeiras