RMP vê lista 'desequilibrada' e diz que Dani Alves na Copa é 'tapa na cara'
Classificação e Jogos
A convocação do Brasil para a Copa do Mundo, anunciada hoje pelo técnico Tite, é vista por Renato Maurício Prado como uma das mais "desequilibradas" da história da seleção.
Em live no UOL Esporte, o colunista ainda brincou ao pedir um remédio diante do "enjoo" causado pela entrevista coletiva do treinador.
"Eu não aguento ver entrevista do Tite falar sem ficar enjoado, ele parece um pastor de igreja", iniciou RMP antes de abordar a presença de Daniel Alves entre os 26 chamados.
"A convocação do Daniel Alves é um tapa na cara das pessoas que acompanham e gostam de futebol. Nada justifica a convocação. A coisa é mais ridícula quando vejo ele dizer que o critério foi o mesmo usado para todos: qualidade técnica, individual, física e mental. Qualidade técnica? O Daniel Alves não joga bulhufas desde que passou pelo São Paulo. Não jogou nada no São Paulo, nada no Barcelona, nada no Pumas", falou.
"Premia o aspecto físico? Eles foram no Barcelona B ver o Daniel treinando e ficaram impressionados. É uma piada de péssimo gosto a convocação do Daniel Alves. Ele quer dar ao Daniel Alves o título que ele não possui até hoje. Acho um absurdo, um tapa na cara da comunidade do futebol", prosseguiu o colunista.
"Coringa demais na mão de bobo atrapalha"
RMP ainda abordou o fato de Tite levar nove atacantes e apenas dois meias para o Qatar, citando um possível desequilíbrio.
"Para um treinador que fala tanto em equilíbrio, é uma das listas mais desequilibradas que já vi na história da seleção. Ele convocou nove atacantes e tem só dois armadores, que nem são tão armadores assim. Claro, ele tem o Neymar, que pode recuar e fazer a função. Nove atacantes? Ele tem três jogadores pela direita: Rodrygo, Antony e Raphinha, e dois pela esquerda: Martinelli e Vinicius Júnior, sendo que outros jogam pela esquerda. Ele tem um bando de centroavantes. Foi uma convocação altamente desequilibrada", disse.
O colunista também brincou ao lembrar um discurso usado por sua avó. "No ataque, ele me lembra minha avó, que dizia assim: 'coringa demais na mão de bobo atrapalha'. É isso que lembro quando vejo a convocação da seleção brasileira. Vai chegar na Copa e sabe o que vai acontecer? Jogar com Paquetá na esquerda e Neymar no meio... aí sete desses atacantes vão ficar no banco".
A polêmica convocação de Daniel Alves
Outros participantes da live, Juca Kfouri e Walter Casagrande Jr também avaliaram os convocados — e detonaram o fato de Dani Alves estar na lista.
"É um absurdo, estou revoltado. Acho que realmente o Daniel Alves é testemunha de um crime hediondo cometido nas quatro paredes da CBF. Não há o que justifique a ida dele. Discordo do Martinelli — embora seja bom jogador —, mas não morrerei por isso. O Daniel Alves é algo que me revolta, é um atestado de injustiça com outros laterais. Sei lá se ele toca bem bumbo ou se é testemunha do crime hediondo...", iniciou Juca.
Casão também não gostou da escolha de Tite. "Foi uma grande falta de respeito com a torcida brasileira, não só com os laterais brasileiros que jogam mundo afora. O cara não está jogando, só tem um time. Este foi o acordo, Juca: 'se registra em um time aí que te levo, não importa se está jogando'. Isso é sujeira, é falta de respeito com quem está trabalhando todo dia e sendo campeão brasileiro como o Marcos Rocha. [É falta de respeito] com jogadores que estão jogando em outros lugares, com caras que estão treinando todos os dias e jogam todas as rodadas."
Faltou Scarpa?
A convocação deixou de fora nomes pedidos por alguns torcedores. Um deles foi o do meia Gustavo Scarpa, do Palmeiras. Para RMP, o jogador poderia ser lembrado.
"[Gostaria que estivesse] Gustavo Scarpa. Essa seleção tem poucos armadores e ele está em um momento espetacular. Está jogando uma bola absurda. Nem o Éverton Ribeiro e o próprio Paquetá são tão armadores como ele é. Ele é aquele jogador à moda antiga: arma, chuta, bate falta... ele faz tudo. Eu diria que faltou o Gustavo Scarpa", disse o colunista.
Tite se incomoda com repórter
A postura do técnico Tite durante uma resposta na coletiva foi vista por Milly Lacombe como "extremamente deselegante". Para a jornalista, o treinador, incomodado com a pergunta de uma repórter sobre a repercussão no Twitter diante da convocação de Daniel Alves, emitiu uma frase "que carrega machismo".
"O Tite foi extremamente deselegante com a pergunta de uma repórter que insistiu no assunto Daniel Alves —e que ela estava correta em insistir porque é a polêmica. Ele falou assim: 'faça uma pergunta que é sua'. Isso carrega um machismo dentro de um ambiente altamente masculinizado e cheio de homens", disse ela.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.