Topo

Quais jogadores do Brasileirão têm chance de convocação para a Copa

Do UOL, em São Paulo

07/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

A semana será de grande expectativa para mais de 20 jogadores que atuam no Brasileirão. Todos eles têm chances, maiores ou menores, de serem convocados para a Copa do Mundo deste ano, a ser disputada no Qatar.

Na seleção brasileira, o UOL Esporte revelou na sexta-feira (4) que a lista de Tite já tem 19 jogadores "garantidos" na Copa do Mundo, mas ainda há vagas em disputa e atletas do Brasileirão envolvidos. Já em seleções estrangeiras, nomes como Arboleda e Arrascaeta são praticamente certos no Qatar.

Todas as seleções têm mais uma semana para oficializar suas listas de convocados, pois, na segunda-feira que vem (14), a Fifa divulga os elencos que disputam a Copa do Mundo.

Palmeiras tem o único "garantido" de Tite

Considerando os atletas brasileiros que jogam o Brasileirão, o goleiro Weverton é o nome mais provável na convocação de Tite. Ele é um dos considerados "garantidos", ao lado de Alisson e Ederson. Além dele, o lateral Piquerez está entre os 55 convocados da pré-lista do Uruguai.

Flamengo tem até nove candidatos

Éverton Ribeiro, Gabigol e Pedro são os mais cotados do Rubro-Negro a estar na Copa do Mundo, e há boas chances de que ao menos um deles esteja na Copa. Entre os estrangeiros, Arrascaeta é figurinha fácil no Uruguai e seu compatriota Guillermo Varela está na pré-lista.

Filipe Luís, João Gomes, Rodinei e Santos também estariam na lista dos 55 de Tite, mas todos têm poucas chances de ir à Copa. O lateral esquerdo e o goleiro estão atrás dos concorrentes para suas posições, e o lateral direito e o volante seriam enormes surpresas, afinal nunca foram convocados.

São Paulo é representado por Arboleda

O zagueiro é pilar da defesa tricolor e da seleção equatoriana. Ele jogou 10 partidas nas últimas Eliminatórias e com certeza vai ao Qatar se conseguir se livrar de uma lesão no tornozelo. Na semana passada Arboleda foi liberado pelo São Paulo para fazer a última parte de sua recuperação no Equador.

Corinthians corre por fora

Bruno Méndez está na pré-lista do Uruguai, mas não joga pela seleção principal desde 2018. Cássio e Fagner estiveram na última Copa, mas neste ano seriam enormes surpresas.

Athletico tem dois uruguaios

Os atacantes Cannobio e Terans estão entre os 55 da pré-lista do Uruguai. Ambos atuaram em dois jogos da seleção celeste nas últimas Eliminatórias —Terans em jogos mais recentes, em setembro.

Equatoriano do Santos ficou mais longe da Copa

Bryan Angulo chegou ao Santos com a ambição de ir bem em um campeonato forte e garantir sua vaga na Copa do Mundo, mas não foi o que aconteceu. Ele foi convocado várias vezes durante as Eliminatórias, mas não vive boa fase no futebol brasileiro, e sua presença no Qatar é incerta.

Flu, Galo, Inter e até Bragantino de olho em Tite

Outros jogadores do Brasileirão estariam na lista de 55 nomes da seleção brasileira: André e Nino (Fluminense), Everson (Atlético-MG), Léo Ortiz (Red Bull Bragantino) e Vitão (Internacional) estão entre eles, mas todos têm chance mínima de convocação porque a concorrência está muito acima nas prioridades de Tite.