Topo

Cruzeiro bate CSA pela 1ª vez após 'Fala, Zezé', afunda rival e lava a alma

No jogo da taça, Cruzeiro rebaixou o CSA para a terceira divisão e "se vingou" - Gilson Junio/AGIF
No jogo da taça, Cruzeiro rebaixou o CSA para a terceira divisão e 'se vingou' Imagem: Gilson Junio/AGIF

Lohanna Lima

Do UOL, em Belo Horizonte

07/11/2022 04h00

A vingança, diz o ditado popular, é um prato que se come frio. E o Cruzeiro esperou tempo suficiente para dar o troco no CSA, após um longo e amargo tabu diante do rival.

Com a virada por 3 a 2 conquistada no fim, ontem (6), diante mais 60 mil torcedores no Mineirão, a Raposa venceu o time alagoano pela primeira vez desde 2013 e rebaixou o CSA para a terceira divisão.

Nas últimas quatro temporadas, entre o ano da queda e o período na Série B, o Cruzeiro havia encarado o rival sete vezes, com quatro derrotas e três empates.

Nas arquibancadas do Mineirão, mais do que na taça da Série B, o torcedor celeste só pensava em afundar o CSA (conforme adiantou o UOL Esporte) e comemorou o rebaixamento rival de alma lavada. Com a partida ainda empatada, muitos já gritavam "terceira divisão" a plenos pulmões.

Fala, Zezé!

O CSA se tornou uma pedra no sapato do Cruzeiro no ano da queda, em 2019. Foi diante da equipe alagoana que a Raposa teve decretado o seu "rebaixamento moral" no Brasileirão, com derrota por 1 a 0, em partida marcada por um áudio que vazou e virou meme.

Na ocasião, um áudio do meia Thiago Neves, enviado antes da partida ao então presidente celeste, Zezé Perrela, foi divulgado com cobranças por salários atrasados. Para piorar, ele ainda perdeu um pênalti na derrota.

Por causa do áudio, frases como "Fala, Zezé! Bom dia, cara" e "se não ganhar do CSA, pelo amor de Deus" tornaram-se o pesadelo dos cruzeirenses, já que as falas de Thiago Neves viraram munição para os torcedores rivais e se tornaram provocações constantes.

Provocações

Adriano troca empurrões com jogador do CSA após derrota do Cruzeiro na Arena Independência - Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF - Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF
Adriano troca empurrões com jogador do CSA após derrota do Cruzeiro na Arena Independência
Imagem: Fernando Moreno/Fernando Moreno/AGIF

No ano passado, no returno da Série B, o CSA venceu o Cruzeiro de virada no Independência por 2 a 1, e o episódio do "Fala, Zezé" voltou à tona.

No fim do jogo, houve uma confusão em campo entre os jogadores que começou devido a uma provocação no segundo gol dos alagoanos, que comemoram fazendo referência ao áudio vazado.

Não parou por aí. A rivalidade entre os clubes foi além e se estendeu às redes sociais, com o perfil oficial do CSA provocando o Cruzeiro. Um ano depois, porém, quem comemora é o torcedor celeste, que lavou a alma também nas redes sociais. Até o CRB, rival do CSA em Maceió, aproveitou para zombar (confira abaixo).