Topo

Santos

Novo CT: Santos tem dificuldade para cumprir promessa atrasada há um ano

CT Meninos da Vila - Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
CT Meninos da Vila Imagem: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC
Lucas Musetti Perazolli e Gabriela Brino

Do UOL, em Santos (SP)

07/11/2022 04h00

O Santos encontra dificuldades para realizar a promessa atrasada de construir um novo centro de treinamento para as categorias de base e futebol feminino. O projeto ainda está longe de sair do papel.

Há um ano, o presidente Andres Rueda afirmou que o CT estava "encaminhado" e "perto de ser anunciado", mas o Peixe não entrou em acordo com o terreno escolhido na cidade de Cubatão.

O Santos estudou outras áreas em Santos, São Vicente, Praia Grande e até na Rodovia dos Imigrantes, mas ainda não obteve sucesso. Neste momento, o projeto está na gaveta à espera de um terreno suficiente.

"O projeto está pronto, agora estamos idealizando onde vai ser, né? Pô, não tem o espaço. Tinha Praia Grande, Santos, Cubatão, São Vicente... Nosso projeto tem alojamento, intercâmbio, tem tudo. Mas infelizmente ainda não conseguimos tirar do papel", disse Rueda, em entrevista ao UOL Esporte, enquanto mostrava as imagens impressas na sua mesa.

Além do CT Rei Pelé, onde treinam profissional, sub-20 e, normalmente, o feminino, o Santos conta com o CT Meninos da Vila para a base. Uma das ideias do Peixe é negociar esse terreno para viabilizar um novo centro de treinamento em outro local.

O Meninos da Vila, localizado no bairro do Saboó, encontra problemas estruturais e de privacidade. O terreno fica ao lado de uma comunidade. Para evitar problemas de segurança que já ocorreram no passado, o Santos cede horários do CT para que moradores do entorno pulem o muro e joguem bola em horários alternativos.

"O dinheiro poderia vir do próprio CT. Nós podemos fazer uma reforma ou outra, mas no Meninos da Vila a dificuldade é maior. É difícil, vocês sabem", resumiu o presidente.

O CT Rei Pelé é considerado satisfatório, mas o CT Meninos da Vila está ultrapassado e não comporta alojamento e ginásio para futsal. O projeto do Santos conta com três campos de futebol, hospedagem, academia, refeitório, departamento de saúde e um anexo para atender equipes e atletas do exterior para intercâmbio. Por enquanto, tudo isso só está no papel.

Santos