Topo

Com Pedro e Everton, Flamengo soma seis astros de Copa no elenco

Pedro comemora gol pela seleção brasileira em jogo contra a Tunísia - FRANCK FIFE / AFP
Pedro comemora gol pela seleção brasileira em jogo contra a Tunísia Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/11/2022 04h00

Classificação e Jogos

O Flamengo será bem representado na Copa do Mundo do Qatar, que começa a partir do dia 20 deste mês. O atacante Pedro e o meio-campo Everton Ribeiro foram dois dos 26 convocados de Tite para o grupo que disputa o Mundial, com final marcada para 18 de dezembro. A dupla se junta a outros quatro do elenco que já estiveram na competição.

Além de Everton e Pedro, David Luiz (2014), Filipe Luís (2018), Vidal (2010 e 2014) e Arrascaeta (2018) já disputaram uma Copa no atual grupo rubro-negro. Vale lembrar que Varela está ainda machucado, mas integra a pré-lista do Uruguai e também pode aparecer no Qatar.

Ainda que não tenham participado de Copas, outros jogadores do grupo de 2022 do Flamengo também tiveram passagens por seleção, como Diego Alves, Santos, Rodrigo Caio, Diego Ribas, Erick Pulgar, Gabigol, Bruno Henrique e Everton Cebolinha, o que dá a dimensão do poderio do grupo campeão da Copa do Brasil e da Libertadores.

O Fla não tinha dois jogadores convocados pela seleção brasileira para um Mundial desde 1998, quando Júnior Baiano e Zé Roberto foram chamados. Desde então, Juninho Paulista, em 2002, e Kléberson, em 2010, foram chamados enquanto eram atletas do Rubro-Negro. Já em termos de gols, o último a marcar em Copas sendo atleta do Flamengo foi Sócrates, em 1986. Ele anotou duas vezes naquela edição.

Flamengo empata com o Vasco

Com os dois jogadores chamados, o Flamengo também atingiu uma marca importante: chegou a 35 convocações pela Seleção para Copas do Mundo, empatando com o rival Vasco. O Botafogo ainda lidera o ranking, com 47. Zico foi o único a repetir o feito, já que figurou em três edições como rubro-negro.

Das cinco copas conquistadas pelo Brasil até aqui, o Flamengo teve representantes em quatro. A única sem algum nome foi a de 1962. Zagallo, Moacir, Joel e Dida venceram em 1958, Brito em 1970, Gilmar em 1994, e Juninho Paulista em 2002. O Fla é o sexto clube brasileiro com mais campeões mundiais.

Zico é o jogador do Flamengo que mais fez partidas em Copas, com quatorze jogos no total. Como Everton Ribeiro e Pedro são estreantes no torneio, não vão chegar nem perto desse número. Mas os dois podem aumentar o número de gols cedidos por jogadores rubro-negros em um Mundial. Leônidas da Silva fez sete, Zico marcou cinco, Sócrates e Moderato anotaram dois cada, enquanto Junior e Zagallo tem um.

Os mundialistas rubro-negros foram Benevenuto, Moderato, Domingos da Guia, Leônidas da Silva, Walter, Bigode, Juvenal, Rubens, Dequinha, Índio, Dida, Joel, Moacir, Zagallo, Paulo Henrique, Silva, Brito, Paulo Cézar Caju, Renato, Toninho, Zico (3x), Júnior, Leandro, Sócrates, Renato Gaúcho, Zé Carlos, Gilmar Rinaldi, Júnior Baiano, Zé Roberto, Juninho Paulista, Kléberson, Pedro e Everton Ribeiro.

O Brasil na Copa do Mundo

Na próxima segunda-feira (14), a seleção se apresenta em Turim, na Itália, para iniciar os treinamentos antes de estrear na Copa. No dia 19, a delegação desembarca em Doha, já no Qatar, e faz os últimos treinamentos até o dia 23.

A seleção estreia no grupo G contra a Sérvia no dia 24, às 16h (de Brasília), no Lusail Stadium. Os próximos jogos da seleção na fase de grupos serão em 28 de novembro, às 13h, contra a Suíça, e em 2 de dezembro, às 16h, contra Camarões.