Topo

Corinthians

Corinthians define dispensas e objetivos no mercado da bola; veja planos

Duílio Monteiro Alves, Alessandro e Roberto de Andrade, a cúpula do futebol do Corinthians - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Duílio Monteiro Alves, Alessandro e Roberto de Andrade, a cúpula do futebol do Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Do UOL, em São Paulo

08/11/2022 16h04

A temporada atual ainda não acabou, mas o Corinthians já tem a cabeça em 2023. O clube adianta as definições sobre quais jogadores vão sair e se posiciona no mercado da bola para correr atrás de reforços, principalmente para o ataque. A prioridade é manter Yuri Alberto.

O atacante é visto pelo Corinthians como uma solução de problemas, afinal a busca por um camisa 9 foi exaustiva antes de ele chegar. O empréstimo junto ao Zenit (RUS) vai até julho de 2023, e o Alvinegro quer juntar dinheiro para poder apresentar uma proposta robusta aos russos.

Também estão na mesa do Corinthians as possíveis renovações de Fábio Santos e Maycon, além das saídas quase certas de Bruno Melo, Ramiro, Robson Bambu e Xavier. O técnico Vítor Pereira participa ativamente do planejamento da próxima temporada, apesar de ele mesmo ainda não ter definido se fica ou não.

Yuri Alberto e mais dois atacantes?

O sonho do Corinthians é manter Yuri após o fim do empréstimo, na metade de 2023. A intenção do Zenit é recuperar o investimento de 25 milhões de euros (R$ 124 milhões) que fez para contratá-lo. O valor é alto, e o Corinthians ainda traça um plano de como tornar a contratação viável.

Nos últimos dias ventilou-se o interesse corintiano em Artur, do Red Bull Bragantino, e em Pedro Raul, artilheiro do Goiás. Sem meias palavras, no entanto, o gerente de futebol Alessandro Nunes disse no último sábado (5) que a força do Corinthians no mercado da bola "tem que ser voltada completamente para o Yuri Alberto".

Seja quais forem os nomes, os reforços do ataque devem chegar. A comissão técnica de VP já diagnosticou a necessidade de ter pelo menos mais dois atacantes para os lados do campo, para finalmente ter a reposição que não aconteceu há três meses, em agosto, na ocasião das saídas de Gustavo Mantuan e Willian.

Negociações já em curso

Aos 37 anos, Fábio Santos deve ficar mais uma temporada no Corinthians. Pelo menos foi este o desejo que ele e o clube expressaram publicamente, mais de uma vez, nos últimos meses. O jogador já falou que resta "um detalhe ou outro" para assinar, e o presidente Duílio Monteiro Alves confirma que "a intenção é renovar por mais um ano".

O caso de Maycon é um pouco mais complexo, pois o volante está emprestado pelo Shakhtar Donetsk. Os dois clubes têm conversado sobre "as possibilidades para ele permanecer", segundo Alessandro Nunes. Os ucranianos pedem 8 milhões de euros (R$ 39 milhões).

O Shakhtar está jogando o Campeonato Ucraniano e vai disputar a segunda fase da Liga Europa, mas as partidas não estão sendo realizadas na Ucrânia por conta do conflito com a Rússia. Foi justamente a guerra que permitiu a chegada de Maycon ao Corinthians, em março, e o cenário no país não mudou.

Quem deve deixar o clube

A lista de dispensas está praticamente pronta: os empréstimos de Bruno Melo e Robson Bambu terminam em 31 de dezembro, e ambos vão voltar a seus clubes de origem, respectivamente Fortaleza e Nice (FRA).

O contrato de Ramiro também termina no final do ano, e ele não foi procurado pelo Corinthians para renovar, por isso deve sair de graça. É o mesmo caso do também volante Xavier, que tem vínculo até 31 de janeiro.

O Alvinegro não vê urgência para vender jogadores, pois já bateu a meta do ano para arrecadação com transferências. Ainda assim, o clube está disposto a ouvir qualquer proposta que venha a ser vantajosa.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, o Shakhtar está jogando o Campeonato Ucraniano e vai disputar a segunda fase da Liga Europa. O erro foi corrigido.

Corinthians