Topo

Brasileiro questiona idade e deixa Daniel Alves atrás só de Lula em buscas

Do UOL, em São Paulo

08/11/2022 14h38

Classificação e Jogos

Daniel Alves é o nome com maior crescimento em número de buscas na internet no Brasil nas últimas horas, informa o Google. O boom é em comparação às últimas 24 horas do período anterior, numa subida de interesse de mais de 3.000%. Isso se deve à polêmica convocação do lateral-direito para a Copa do Mundo do Qatar anunciada ontem (7) pelo técnico Tite.

Aos 39 anos e sem jogar desde setembro, quando o Pumas foi eliminado do Campeonato Mexicano, o jogador viu sua convocação dividir opiniões entre torcedores e analistas e render até piadas. Tite justificou o nome de Daniel Alves falando sobre qualidade técnica, aspecto físico e aspecto mental.

A repercussão da convocação fez com que Dani Alves fosse o segundo nome mais buscado no Google no Brasil nas últimas 24 horas, atrás apenas do presidente eleito Lula. O pico de buscas sobre o jogador foi alcançado às 13h16 desta segunda-feira (7) — o anúncio da lista de convocados teve início justamente às 13h.

Os termos com maior crescimento ao lado do nome do jogador no mesmo período de tempo foram "idade Daniel Alves" e "posição Daniel Alves", com alta igual ou superior a 5000% e que mostram a preocupação do torcedor em relação à idade avançada do lateral. Aos 39 anos, Daniel terá a chance de se tornar o brasileiro mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo.

Desde 1930, o recorde da seleção brasileira é o ex-lateral direito Djalma Santos, que em 1966 jogou a Copa do Mundo da Inglaterra com 37 anos, 4 meses e 18 dias na derrota do Brasil para a Hungria por 3 x 1, no dia 15 de julho, na primeira fase. O zagueiro Thiago Silva, que hoje tem 38, também pode bater essa marca.

Daniel Alves vai para a terceira Copa do Mundo da carreira. Ele atuou em 2010 e 2014 e ficou fora de 2018 por lesão.

Daniel - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Daniel Alves durante treino da seleção brasileira: ele tem 125 jogos com a Amarelinha
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF