Topo

Scarpa e Cano disputam Bola de Ouro da ESPN; Djalminha exalta prêmio

Gustavo Scarpa, do Palmeiras, concorre ao prêmio Bola de Ouro da ESPN - Marcello Zambrana/AGIF
Gustavo Scarpa, do Palmeiras, concorre ao prêmio Bola de Ouro da ESPN Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Do UOL, em São Paulo

08/11/2022 19h09

O meio-campista Gustavo Scarpa, do Palmeiras, e o atacante Germán Cano, do Fluminense estão entre os favoritos para conquistar a Bola de Ouro, principal prêmio do Bola de Prata, organizado pela ESPN e que premia os principais nomes do Campeonato Brasileiro.

A premiação será realizada na próxima segunda-feira (14), 12h, na cidade de São Paulo. O ESPN Bola de Prata premia os melhores atletas do Brasileirão desde 1970 e tem a Bola de Ouro como a honraria mais exclusiva, sendo entregue apenas a um grupo seleto de jogadores que marcaram época no Brasil.

A disputa pela Bola de Ouro neste anos é marcada pelos líderes em estatísticas do campeonato. Gustavo Scarpa, líder de assistências da competição, é o destaque do campeão Palmeiras e é um dos favoritos para ficar com o troféu, ao lado do artilheiro German Cano, do Fluminense, que marcou 24 gols em 36 jogos e está a um gol do recorde da competição, alcançado por Gabigol em 2019.

"Sem dúvida é um orgulho imenso receber esse prêmio. A Bola de Ouro, dentre as premiações que existem no futebol brasileiro, é a mais respeitada, que todos os atletas buscam e que as pessoas de fora admiram muito. Isso pelo rigor da avaliação, em que cada jogo o atleta recebe uma nota. Tem um critério coerente para você ser o melhor do Brasil. Fico muito feliz de ter recebido esse prêmio num ano maravilhoso que tive no Palmeiras, apesar de não ser campeão, mas é a prova de que é o que você faz durante o ano. Não é porque você venceu o título que necessariamente será o melhor. É a premiação individual mais importante que eu tenho", comentou Djalminha, comentarista da ESPN e vencedor da Bola de Ouro pelo Palmeiras no Campeonato Brasileiro de 1996.

Cano pode se tornar o sexto estrangeiro a ficar com a premiação, se juntando a Cejas, Ancheta, Figueroa, Tevez e Conca. Enquanto Scarpa pode figurar a lista de meias que ficaram com a Bola de Ouro, como Djalminha, Zico, Éverton Ribeiro, Thiago Neves, Alex e Marcelinho Carioca, dentre outros.

Além da Bola de Ouro para o melhor atleta do Campeonato Brasileiro Masculino, a ESPN entregará, pela terceira vez consecutiva, a Bola de Ouro para a melhor jogadora do Brasileirão Feminino. Em 2020, Julia Bianchi foi a premiada e, em 2021, Bia Zaneratto.