Topo

Fluminense

Diniz cita obstáculos e avalia Flu de hoje como 'melhor da temporada'

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

09/11/2022 23h11

O técnico Fernando Diniz vê o Fluminense terminar a temporada de 2022 no auge do desempenho. Após a vitória por 3 a 0 sobre o Goiás, no Maracanã, na noite de hoje (9), o treinador fez um breve balanço do ano e avaliou que o Tricolor demonstrou evolução após momentos de dificuldade.

Com o triunfo sobre o Esmeraldino, o time das Laranjeiras chega à última rodada do Campeonato Brasileiro com chances de ultrapassar o Internacional e alcançar a segunda colocação. Cano, Alan e Michel Araújo foram os autores dos gols no resultado positivo.

"[O momento] Mais difícil acho que foi o momento da saída do Nonato, o momento em que ele saiu. Time estava muito encaixado com ele, e não é sair um jogador e colocar outro, principalmente na posição dele, que estava exercendo uma função que ligava, praticamente, todo o sistema. Acabamos sentindo. E a maneira que ele saiu também. Achávamos que ele ia ficar, fiz de tudo para ele ficar, o clube também se esforçou, ia ficar... Ficamos 10, 15 dias nesse imbróglio e ele acabou nos deixando. Depois disso, teve o momento das três derrotas. Tivemos um momento de instabilidade que o time soube se fortalecer e ficar melhor do que era", disse.

"O Fluminense de hoje é o melhor Fluminense da temporada. Não de hoje especificamente, já de algum tempo. Começou no Avaí. Acredito que os grandes times e as grandes pessoas são aquelas que conseguem se fortalecer nos momentos de descida. Momento de descida é um momento que a gente sofre e, no sofrimento, acaba elaborando as coisas, fica mais reflexivo, e a gente acaba separando os grandes homens, os grandes times. O Fluminense, no momento das três derrotas, soube se fortalecer e termina a temporada como o melhor Fluminense do ano", completou.

O Flu oscilou no início da temporada. Em meio a uma sequência invicta, que quase se tornou histórica no clube, acabou eliminado na Libertadores ainda na fase inicial. Porém, conquistou o título do Carioca, em final contra o Flamengo.

Após a chegada de Diniz, viveu a frustração ao não avançar ao mata-mata da Sul-Americana, mas chegou à semifinal da Copa do Brasil e ainda mira a segunda colocação do Brasileiro.

Diniz aproveitou para elogiar a atuação do Tricolor frente ao Esmeraldino, e citou o ex-atacante Fred, que esteve na arquibancada, como amuleto.

"Time jogou muito bem desde o primeiro minuto. Foi muito dominante e conseguimos eliminar as chances do Goiás de poder marcar, que é um time perigoso. Em relação ao Fred... É muito bom ver o Fred aqui. Meu aproveitamento com ele é ótimo (risos). Só dele aparecer já temos mais chances de ganhar (risos). Muito bom vê-lo aqui".

Veja outras respostas:

Estreia de Alexsander como titular

Ele foi muito bem, executou perfeitamente. O jeito que a gente joga futebol, mesmo o jogador não sendo especificamente daquela posição, um cara que joga como o Alexsander joga, como foi com o Caio Henrique, como está sendo com o Samuel, jogador acaba se sentindo bem e desenvolvendo aquilo que ele pode. O Alexsander tem um aditivo que ele iniciou a carreira dele como lateral-esquerdo na base. Então, não é uma grande novidade para ele, e eu procuro encaixar sempre os melhores jogadores.

Alexsander, já há um tempo, está entre os melhores jogadores, mas tudo tem um timing para fazer, e acho que aconteceu tudo de forma natural. Momento de alegria para mim, mas não é surpresa. De fato, esperava isso que ele está fazendo e é um jogador que acredito que vá brilhar muito aqui no Fluminense, vai construir uma carreira sólida e, no tempo dele, vai para a Europa.

Alan

"Alan é um jogador que eu conhecia pouco, jogou pouco aqui no Brasil. Teve aquela passagem meio fulminante em 2009, que ajudou ativamente daquela fuga heroica do Fluminense [do rebaixamento]. Partiu para o exterior, fez carreira sólida na Europa e depois na China. Chegou aqui depois de muito tempo parado e muito tempo jogando na China, que é um futebol diferente do nosso. Então, tinha um processo de adaptação e estou conhecendo o Alan cada vez mais. Na parte técnica, tem uma coisa diferente, é da linhagem do Cano. Além de fazer gol, ele sabe fazer gol. Talento raro e ele tem. Tem alguns jogadores têm isso, ele tem essa facilidade grande. No aspecto humano, é um cara diferente, positivo, trabalhador. Sempre sorrindo, alegra o ambiente. Está sendo uma alegria trabalhar com o Alan. Pessoa extremamente diferente, pessoa positiva, do bem".

Renovação

"É uma tendência. Temos uma conexão muito importante. Sempre falo, tem uma eleição pela frente que é uma das coisas que a gente fica... É uma coisa importante para mim a eleição do Fluminense"

Despedida do Maracanã. O que fica?

"O que fica da torcida, do time, acho que essa conexão que está despertando. Talvez, formar novos torcedores. Isso que forma torcida... Título, grandes exibições e grandes jogadores. Que isso consiga ser rotina e consiga trazer cada vez a torcida ao estádio e ajudar na formação de novos torcedores. Aproveitar para agradecer à torcida"

Fluminense