Agente de Haaland, brasileira diz já ter sido chamada de 'puta' no futebol
Eleita a melhor agente do mercado do futebol europeu pelo jornal italiano Tuttosport, a paulista Rafaela Pimenta, empresária de jogadores como Haaland, Ibrahimovic, Pogba e Balotelli, revelou durante uma entrevista ao site Globoesporte.com alguns episódios ao longo da carreira em que foi alvo de machismo no mundo do futebol.
Segundo Pimenta, que por muitos anos foi o braço direito do empresário italiano Mino Raiola, que morreu em abril deste ano, ela já chegou a ser xingada de 'puta' em algumas ocasiões pelo simples fato de ser uma mulher em um meio machista.
"Tem muito preconceito. Teve muita teve gente que já olhou na minha cara e me falou: 'eu achei que você era só uma puta brasileira'. Já escutei gente me falar isso pra tentar me desmoralizar. Mas eu também encontrei dirigentes de clube que falaram 'nossa, que legal, uma mulher' e que realmente me deram uma mega de uma mão porque eu era mulher. Porque acreditam na igualdade e realmente deram daquela forcinha", contou.
"E de um modo geral as mulheres que estão no futebol me ajudaram demais. Mulheres que estavam em outras posições, talvez não decisórias, mas em milhares de momentos me ajudaram, me passaram até coisas que não poderiam ter passado, me deram documentos que não podiam dar, só porque era mulher", complementou.
Ela negou, porém, que houve situações de clubes que não quiseram negociar com ela.
"Não, isso é inútil [não querer negociar com ela]. Obviamente, estive em várias situações em que pra tentar me desmoralizar, na hora que acaba o argumento, o argumento que sobra é "mas você é mulher. O que que você sabe de futebol?" Quem tentou fazer isso só perdeu tempo e pelo contrário", afirmou.
"A Enrica [assessora que acompanha a entrevista] é testemunha. Ela trabalhava num clube que ela que me contou. As pessoas falavam que quando chegava o Mino eles estavam felizes, quando eu chegava eles falavam "não é possível, ela veio, meu Deus do céu". Então depende muito da perspectiva de quem está olhando, da experiência que a pessoa viveu", disse.
Balotelli no Flamengo?
Um dos assuntos abordados na entrevista de cerca de 30 minutos foi Balotelli no Flamengo. Jogador e clube chegaram a negociar um acordo em 2019, mas não deu certo. Rafaela Pimenta, porém, não descarta que o acerto aconteça daqui para frente. Por que não?
"O pessoal do Flamengo esteve no meu escritório. A gente chegou a se encontrar em Mônaco, a gente se reuniu, a gente teve muitas conversas, mas não era o momento para as duas partes. Essas coisas acontecem. Mas em vez da gente falar de como é que foi, eu lanço um desafio para dizer: vamos ver como é que vai ser? Por que não levar ele agora? Uma das coisas que eu adoraria ver na vida era o Mário [Balotelli] jogando Flamengo", torce.
Para a empresária, Balotelli não teria nenhum problema para se adaptar ao futebol brasileiro.
"O Mário tem a cara do Brasil. O Mário é a cara do Brasil. Ele é divertido, ele é inteligente, ele sabe o que ele faz. Ele é no bom sentido, no bom sentido, aquele bom malandro. Ele é ótimo. Acho que o Mário, no Brasil, ia fazer a torcida realmente de passar super momentos. Eu acredito demais nisso", finaliza.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.