Topo

Copa da Liga Inglesa - 2022/2023

City faz dois em cinco minutos e elimina Chelsea da Copa da Liga Inglesa

Jogadores do Manchester City comemoram gol de Mahrez contra o Chelsea pela Copa da Liga Inglesa - Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images
Jogadores do Manchester City comemoram gol de Mahrez contra o Chelsea pela Copa da Liga Inglesa Imagem: Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

09/11/2022 18h52

O Manchester City precisou de cinco minutos para eliminar o Chelsea na terceira fase da Copa da Liga Inglesa. Mesmo poupando alguns de seus titulares, o City venceu os Blues por 2 a 0, no Etihad Stadium e se classificou para as oitavas de final da competição.

Após primeiro tempo truncado, onde os goleiros levaram a melhor contra os atacantes, os comandados de Pep Guardiola marcaram aos oito e 13 minutos da etapa final, com Mahrez e Álvarez respectivamente, para sacramentar a vitória.

Com Haaland e Kevin de Bruyne no banco, o grande destaque do City foi o goleiro Ortega, reserva do brasileiro Éderson, que operou verdadeiros milagres, principalmente no segundo tempo, e manteve a baliza zerada.

O City manteve a hegemonia contra o Chelsea na Copa da Liga Inglesa. Isso porque o último encontro entre as equipes aconteceu justamente na final da temporada 2019, quando os comandados de Guardiola levaram a melhor nos pênaltis após empate sem gols no tempo normal e prorrogação.

O Manchester City volta a campo neste sábado (12), às 9h30 (de Brasília), para enfrentar o Brentford pelo Campeonato Inglês. Já o Chelsea encara o Newcastle fora de casa, no mesmo dia, às 14h30 (de Brasília).

Bancos de luxo

Manchester City e Chelsea foram a campo com algumas de suas estrelas no banco de reservas. Pelo lado dos Citizens, Éderson, Kevin de Bruyne e Haaland foram poupados pelo técnico Pep Guardiola. Já o Chelsea segurou nomes como Thiago Silva, Mount e Havertz.

Haaland - Lewis Storey/Getty Images - Lewis Storey/Getty Images
Erling Haaland, do Manchester City, em jogo contra o Chelsea pela Copa da Liga Inglesa
Imagem: Lewis Storey/Getty Images

City controla, Chelsea assusta

Diante de sua torcida, o Manchester City controlou as ações da partida. Com mais posse de bola, o time teve espaço para trocar passes e chegar com liberdade à área adversária. A defesa do Chelsea, porém, deu conta do recado e bloqueou as principais oportunidades dos donos da casa.

As principais oportunidades, no entanto, saíram do lado dos Blues. Explorando jogadas em velocidades contra linha alta do City, o Chelsea teve duas boas chances para abrir o marcador, ambas com Pulisic, mas pararam no goleiro Ortega.

Cadê o Haaland?

O Manchester City sentiu falta de um jogador para empurrar a bola para o fundo da redes. Apesar de controlar a partida e tar facilidade para chegar à grande área do Chelsea tanto pelo centro quanto pelos lados do campo, os Citizens acumularam erros no último passe.

Aos 30 minutos do primeiro tempo, por exemplo, Álvarez acionou Rodri na intermediária, que por sua vez esticou para Lewis. O jogador cruzou rasteiro e ninguém apareceu para finalizar a jogada.

Ortega paredão!

Enquanto o City não conseguia transformar a superioridade em gols, o Chelsea teve a melhor chance da primeira etapa. O goleiro Ortega evitou o tento dos visitantes.

Aos 43 minutos do primeiro tempo, Hall recebeu de Pulisic pela esquerda, invadiu a área, cortou Lewis e ficou cara a cara com Ortega. O arqueiro cresceu e, com a perna, evitou o gol dos Blues.

Mahrez fura bloqueio

O Manchester City bombardeou a meta do Chelsea no início do segundo tempo e, após duas boas defesas de Mendy em finalizações de Grealish, chegou ao gol na bola parada.

Aos oito minutos da etapa final, Mahrez combrou com perfeição uma falta pela direita e abriu o marcador diante de um petrificado Mendy, que apenas observou a bola entrar.

Na velocidade!

Os donos da casa ampliaram o marcador cinco minutos mais tarde. Grealish puxou em velocidade pela esquerda e tocou para Álvarez, que encontrou Mahrez do outro lado do campo. Mahrez invadiu a área e finalizou para desvio de Mendy. Álvarez ficou com o rebote e empurrou para o fundo do gol.

Álvarez - Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images - Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images
Julian Alvarez, do Manchester City, comemora gol contra o Chelsea pela Copa da Liga Inglesa
Imagem: Matt McNulty - Manchester City/Manchester City FC via Getty Images

Chelsea acorda, Ortega segura

Os gols sofridos no início do segundo tempo acordaram o Chelsea, que subiram sua marcação e buscaram jogadas em velocidade para tentar correr atrás do prejuízo. O goleiro Ortega — um dos destaques do City reserva no jogo — fechou o gol.

Aos 18 minutos, Ziyech fez linda jogada pela direita, deu uma caneta em Gómez e tocou para Hall no meio da área. Ele finalizou de primeira e Ortega foi buscar no canto direito.

Já aos 27, Pulisic recebeu dentro da área, bateu à queima-roupa para nova defesa do goleiro do Manchester City.

Não valeu!

O Chelsea se lançou ao ataque no fim do primeiro tempo e ficou próximo do 2 a 1, em rara sequência de erros do Manchester City.

Aos 45 minutos da etapa final, o goleiro Ortega falhou, a zaga do City quase fez um gol contra e, no bate e rebate, a bola sobrou para Pulisic, que empurrou para o gol. Para alívio dos presentes no Etihad Stadium, a arbitragem marcou impedimento.

FICHA TÉCNICA

Manchester City x Chelsea

Motivo: terceira fase da Copa da Liga Inglesa
Local: Etihad Stadium, em Manchester, na Inglaterra
Data e horário: 9 de novembro de 2022, às 17h (de Brasília)
Gols: Mahrez (Manchester City) aos 8 minutos do segundo tempo; Álvarez Manchester City), aos 13 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Koulibaly (Chelsea); Chalobah (Chelsea); Grealish (Manchester City); Azpilicueta (Chelsea)

MANCHESTER CITY: Ortega; Lewis, Rúben Dias, Laporte (Ake) e Gómez; Rodri (Kalvin Phillips), Gundogan (Bernardo Silva) e Palmer; Mahrez, Grealish e Álvarez.

CHELSEA: Mendy; Chalobah (Azpilicueta), Koulibaly e Cucurella; Loftus-Cheek, Kovacic, Zakaria (Gallagher) e Hall (Havertz); Ziyech (Sterling), Pulisic e Broja (Mount)