O que precisa acontecer para o São Paulo conseguir vaga na Libertadores
A derrota para o Internacional, na noite de ontem (8), no Morumbi, pelo Campeonato Brasileiro, fez o São Paulo ver a vaga na Libertadores do ano que vem mais distante. Para disputar a competição continental, o Tricolor paulista vai ter de ligar o secador e pegar a calculadora.
O time do técnico Rogério Ceni, com 51 pontos, tem um jogo a mais que os adversários diretos, que ainda não entraram em campo nesta rodada. A equipe, inclusive, pode chegar ao último compromisso da temporada, contra o Goiás, fora de casa, sem chances de alcançar a zona de classificação ao torneio.
Caso Atlético-MG, oitavo colocado, e América-MG, sétimo, vençam seus respectivos jogos neste meio de semana, a equipe do Morumbi dá adeus à disputa. O Coelho entra em campo na noite de hoje (9), contra o já campeão Palmeiras, no Allianz Parque. Enquanto isso, o Galo visita o Cuiabá, que luta para se afastar da zona de rebaixamento, amanhã (10).
Segundo dados da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o corte de chances matemáticas para chegar à Libertadores é no Goiás, que tem 0.64%. O Tricolor paulista tem 13.5%, e estão nesta briga ainda Athletico-PR, Atlético-MG, América-MG, Fortaleza, Botafogo e Santos.
"Vamos descobrir no término da rodada. Vamos montar time para tentar vencer a partida. Se tivermos chances, com certeza iremos em busca. Ficou muito mais difícil, porque tem vários times que podem somar pontos nesta rodada", admitiu Rogério Ceni, após o revés para o Colorado.
Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo — também campeão da Copa do Brasil e Libertadores — já estão garantidos na competição continental de 2023.
Os seis primeiros colocados vão diretamente para a fase de grupos, mas, vale lembrar que, caso conquiste a vaga, o São Paulo estará na fase preliminar. O Furacão, atual sexto colocado, tem 54 pontos, mas tem 15 vitórias, enquanto o time do Morumbi só poderá alcançar 13 triunfos.
Em um cenário mais pessimista, o São Paulo pode terminar a 37ª rodada na 11ª posição. A equipe pode ser ultrapassada pelo Fortaleza, que recebe o Red Bull Bragantino hoje, e pelo Botafogo, que enfrenta o Santos no Nilton Santos, amanhã.
O Tricolor esteve próximo da vaga na Libertadores pela Sul-Americana, competição em que foi finalista, mas acabou derrotado pelo Independiente del Valle, do Equador.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.