Topo

Ex-técnico diz que Bruno Guimarães vomitava antes dos jogos na infância

Mario Jorge, técnico do sub-20 do Flamengo - Gilvan de Souza / Flamengo
Mario Jorge, técnico do sub-20 do Flamengo Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2022 16h01

Classificação e Jogos

Atualmente técnico do sub-20 do Flamengo, Mário Jorge treinou Bruno Guimarães quando o meio-campista do Newcastle e da seleção brasileira dava seus primeiros passos no futebol. E os anos iniciais da carreira do volante não foram nada fáceis, de acordo com o profissional do carioca.

O treinador - que trabalhou com Bruno no clube Helênico desde os cinco anos até a categoria sub-13, e mais tarde no Audax-RJ por um ano - contou que o meio-campista sofria com o nervosismo antes das partidas e, às vezes, se recusava a entrar em campo. Em outros momentos, o garoto chegava a passar mal e não conseguia atuar.

"O Bruno chegou para mim na escolinha do Helênico com 5 ou 6 anos. Ele gostava das brincadeiras no início e no final [do jogo]. Ele fazia o aquecimento e eu chamava para jogar. Ele fazia que não. Eu tentava jogar do lado dele e ele nada", contou o treinador em entrevista ao "Charla Podcast".

"Com 9 anos, ele saiu da escolinha e passou a jogar na equipe. Passava mal, vomitava, dava vontade de ir ao banheiro. Mas já estava jogando", complementou.

Mário Jorge disse que a virada de chave de Bruno Guimarães aconteceu em algum momento durante a categoria sub-11. O treinador se lembra de que o garoto que antes não gostava de entrar em campo passou a recusar ser substituído.

"No sub-11, ele começou a jogar com 9 anos. Ainda ia fazer 10. E jogava com o pessoal de 11. Que valentia! Que parte competitiva aguçada! Eu achava o máximo e colocava ele para jogar. Aí, eu pedia para ele sair, já não queria sair", acrescentou.

Convocado por Tite para a Copa do Mundo no Qatar, Bruno Guimarães deve brigar por uma das duas vagas de volante na equipe titular com Fabinho, do Liverpool, e Casemiro e Fred, ambos do Manchester United.