Topo

Por que Copa do Mundo 2022 será a primeira a acontecer no final do ano

Letreiro da Copa do Mundo em Doha, no Qatar - Jewel SAMAD / AFP
Letreiro da Copa do Mundo em Doha, no Qatar Imagem: Jewel SAMAD / AFP

Do UOL, em São Paulo

10/11/2022 13h49Atualizada em 10/11/2022 13h49

Classificação e Jogos

A Copa do Mundo 2022, sediada no Qatar, será a primeira realizada no Oriente Médio. O evento, que acontece a partir do próximo dia 20, também tem outro aspecto inédito: será o primeiro Mundial da Fifa que acontecerá entre os meses de novembro e dezembro.

Tradicionalmente, as copas são realizadas entre junho e julho. Nestes meses, contudo, o clima do Qatar tornaria praticamente inviável a realização do Mundial deste ano.

O país do Oriente Médio conta com temperaturas muito altas no meio do ano. No dia 21 de junho deste ano, primeiro dia de verão do Qatar, a capital Doha chegou a marcar 44ºC. Além do calor, com sensações térmicas que podem superar os 60ºC, nesta época do ano o país ainda sofre com tempestades de areia e baixa umidade do ar.

Para garantir o bom espetáculo - e a saúde de jogadores e público - a decisão dos organizadores foi transferir a Copa do Mundo 2022 para os meses de novembro e dezembro. Neste período, a previsão é que o Qatar tenha temperaturas mais amenas.

"O clima em novembro e dezembro no Qatar vai estar bem tranquilo, algo parecido com o do Brasil, na verdade, já que a temperatura deve ficar entre 15 e 30 graus. Até mesmo a umidade relativa do ar deve ficar entre 50% e 60%, índices bem apropriados para o torneio", explica Demerval Soares Moreira, pesquisador na área de meteorologia da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

O jogo de abertura da Copa do Mundo 2022, em 20 de novembro, será disputado entre a seleção do Qatar e o Equador, em partida válida pelo grupo A. Quatro dias mais tarde, em 24 de novembro, a seleção brasileira fará sua estreia contra a Sérvia pelo grupo G.