Topo

Abel Ferreira foca em férias e 'nem liga' para Copa: 'Que se danem'

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante jogo contra o América-MG no Campeonato Brasileiro - Ettore Chiereguini/AGIF
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras, durante jogo contra o América-MG no Campeonato Brasileiro Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Do UOL, em São Paulo

10/11/2022 14h07

Classificação e Jogos

O Palmeiras levantou a taça do Campeonato Brasileiro na noite de ontem (09), após vencer o América-MG por 2 a 1. No entanto, durante a coletiva de imprensa de Abel Ferreira um assunto que chamou atenção foi a Copa do Mundo do Qatar.

O treinador do Alviverde paulista foi perguntado sobre o Mundial da Fifa e revelou que vai "desligar a chave do futebol" e curtir as férias com sua família. Ele também aproveitou para brincar com seus companheiros de profissão.

"Olha, vou ser muito sincero, eles [os treinadores das seleções] agora que se danem, que se decidam. Tite, Fernando Santos, eles que se virem. O meu negócio ainda falta um [jogo], mas depois que terminar vou fechar a chave do futebol, porque vivo isso muito intensamente", disse.

"Vou me desligar do futebol e que ganhe o melhor, porque não quero saber. A minha parte está feita e vou aproveitar com a minha família para depois voltar com as energias recarregadas. Aqui é muito intenso, são muitos jogos. Então quero ficar quieto, de bermuda e camiseta, porque todos nós merecemos descansar depois desses quase dois anos seguidos", completou.

Mais uma vez, Abel foi questionado sobre a escola portuguesa de técnicos, que vem fazendo sucesso não só no Brasil, mas no futebol mundial. Portugal, ao lado de Espanha e Argentina, são os países com mais treinadores em seleções nesta Copa do Mundo —três representantes.

"Olha, nós [treinadores portugueses] compartilhamos muito. Mourinho tem livro, Carvalhal tem livro, Villas-Boas tem livro? Então, todos nós aprendemos e compartilhamos uns com os outros. Costumo dizer que o treinador português vai ao shopping do futebol e escolhe as coisas de acordo com o que necessita das 'lojas' dos outros técnicos. Nós temos essa facilidade de compartilhar. Agora, a competência, em qualquer profissão, não tem nacionalidade, tem trabalho, dedicação. Há excelentes treinadores brasileiros e eu aprendi muito aqui", comentou.

O Palmeiras ainda tem mais um compromisso no Campeonato Brasileiro antes das férias. A equipe paulista vai até Porto Alegre para enfrentar o Inter no próximo domingo (13), às 16h (de Brasília).