Topo

Grêmio e Flu disputam Reinaldo, que se aproxima de adeus no São Paulo

Reinaldo deve deixar o São Paulo e é alvo de Grêmio e Fluminense - Luiz Erbes/AGIF
Reinaldo deve deixar o São Paulo e é alvo de Grêmio e Fluminense Imagem: Luiz Erbes/AGIF

Marinho Saldanha e Alexandre Araújo

Do UOL, em Porto Alegre e no Rio de Janeiro

12/11/2022 04h00

Grêmio e Fluminense abrem disputa pela contratação de Reinaldo, que deve deixar o São Paulo na conclusão do ano, quando vence seu contrato. Gaúchos e cariocas, porém, definem pendências internas antes de darem os próximos passos na busca pelo lateral esquerdo.

O São Paulo decidiu, segundo informou o Blog Mercado da Bola, do UOL Esporte, não renovar contrato com Reinaldo. O martelo será batido numa conversa marcada para o início da próxima semana. A principal divergência esteve no tempo de contrato. O jogador de 33 anos gostaria de um vínculo por mais duas temporadas, mas o clube ofereceu apenas uma.

Neste ponto, o Grêmio surge como destino provável. A busca pelo jogador é articulada nos bastidores pelo técnico Renato Gaúcho, que conta com ele na lista de atletas com os quais ele já conversou e gostaria de contar em 2023, caso renove seu contrato na equipe de Porto Alegre.

O principal entrave para o negócio se resolverá neste fim de semana. A eleição presidencial está marcada para hoje (12), e o novo presidente será responsável por estabelecer parâmetros financeiros para a chegada do atleta.

Ainda de acordo com apuração da reportagem, um intermediário indicou uma oferta de dois anos de contrato do Grêmio ao jogador, o que atende os interesses do lateral.

A permanência de Renato no comando é desejo dos dois candidatos à presidência gremista e deve ser encaminhada tão logo o pleito acabe. Dos laterais que fizeram parte da campanha que reconduziu o clube para Série A, Nicolas retorna ao Athletico Paranaense após empréstimo e Diogo Barbosa é considerado insuficiente para ser titular ao longo da temporada.

O Fluminense aguarda a definição no Morumbi para analisar os próximos passos no mercado. Reinaldo trabalhou com Fernando Diniz nos tempos de Tricolor paulista, e o nome agrada.

A posição, inclusive, foi uma dor de cabeça ao longo da atual temporada. O elenco chegou a ter três opções para o setor, como Cristiano, Pineida e Marlon, que posteriormente foi para o Ankaragücü, da Turquia. Porém, Diniz utilizou Caio Paulista improvisado e, mais recentemente, testou Alexsander, que já foi lateral na base, mas subiu como volante.

No atual cenário há cautela. Na segunda quinzena deste mês vai ser realizada a eleição presidencial — Mário Bittencourt tenta reeleição e, a princípio, vai concorrer contra Marcelo Souto e Rafael Rolim. O pleito também está no meio das conversas da diretoria com o próprio Diniz para a renovação.

Mário Bittencourt e Diniz já sinalizaram a vontade pela permanência do trabalho que iniciou em abril. Com a vaga na fase de grupos da Libertadores já garantida, a cúpula analisa mudanças no grupo.

"É uma tendência, temos uma conexão importante, mas temos uma eleição pela frente", disse o treinador, após o triunfo sobre o Santos, na última quarta-feira.

Na atual temporada, o Fluminense foi ao mercado em busca de nomes mais experientes, como o volante Felipe Melo e o atacante Willian Bigode. O clube, porém, acabou sendo eliminado na fase preliminar do torneio continental.