Topo

Copa do Brasil Sub 20 - 2022

Palmeiras bate o Flamengo nos pênaltis e conquista a Copa do Brasil Sub-20

Jogadores de Palmeiras e Flamengo na final da Copa do Brasil sub-20 - Adriano Fontes / Flamengo
Jogadores de Palmeiras e Flamengo na final da Copa do Brasil sub-20 Imagem: Adriano Fontes / Flamengo

Do UOL, em Barueri (SP)

12/11/2022 13h16Atualizada em 12/11/2022 13h34

Classificação e Jogos

Assim como no profissional, o Palmeiras Sub-20 fecha 2022 com três títulos conquistados. Campeão da tão sonhada Copinha e do Campeonato Brasileiro da categoria, o Alviverde bateu o Flamengo em Barueri, neste sábado (12), e ficou também com a Copa do Brasil.

Foi a segunda conquista do Alviverde no torneio, que hoje veio só nos pênaltis. No tempo regulamentar, o jogo ficou empatado em 0 a 0. Nos pênaltis, o Verdão venceu por 4 a 2.

Mesmo jogando com um a mais a maior parte do segundo tempo, o Palmeiras não conseguiu vazar a equipe carioca. Coube a Jhon Jhon fazer a cobrança que selou o título, que coroa um ano quase perfeito para as categorias de base do clube.

Henri cobrou o primeiro e converteu. Na segunda cobrança do Fla, Kaique pegou a cobrança de Werton. Naves bateu o segundo do Verdão e balançou a rede. Ruan Ribeiro cobrou mal, Kauã quase pegou, mas fez o gol. Na sequência, José Welinton, do Fla, isolou. E o camisa 10 do Verdão garantiu o título.

O jogo do Palmeiras: Pressão e contra-ataque

O Palmeiras começou cauteloso, mas não demorou para ser mais ousado e fazer um primeiro tempo melhor. O time alviverde teve mais volume de jogo, marcou a saída do adversário em muitos momentos e soube contra-atacar muito bem, em especial na segunda etapa.

O melhor do Palmeiras: Jhon Jhon comandou

O Palmeiras teve no seu camisa 10 o grande jogador do time. Jhon Jhon fez o que se espera de alguém com seu potencial e ditou o ritmo de seu time na partida, Está quase pronto para o profissional.

O jogo do Flamengo: Expulsão complicou, mas time se acertou

O Fla também esteve retraído na etapa inicial e sofreu mais que o time paulista para se articular. Chegou com bastante perigo à frente em dois lances, parando no goleiro Kaíque. O Flamengo voltou bem na segunda etapa, mas a expulsão de Cleiton fez o time cair de produção. Aos poucos, porém, o Fla se organizou e equilibrou o jogo.

O melhor do Flamengo: Kauã Santos de destacou

O goleiro do Flamengo foi o principal nome do time. Muito seguro em campo, não deu sustos na sua torcida, nem brechas para o Palmeiras.

'Profissionais' em campo pelos dois times

As duas equipes tiveram reforços de jogadores utilizados pelos técnicos dos times profissionais No Palmeiras, Garcia e Fabinho são os que tem mais rodagem com Abel Ferreira. Mas Henri, Michel, Pedro Lima e Jhon Jhon também já tiveram minutos. No Flamengo, o centroavante Matheusão foi usado por Dorival Júnior. Victor Hugo foi quem teve mais destaque. Ele, inclusive, fez gol contra o Palmeiras no empate em 1 a 1 pelo segundo turno do Brasileirão. Além deles, Matheus Gonçalves, Werton, Igor Jesus e Petterson também estiveram "no time de cima".

Público pequeno, mas engajado

Cerca de 10 mil pessoas estiveram na Arena Barueri nesta manhã muito quente de sábado (12). Cerca de 95% do público era palmeirense, e membros das principais organizadas do clube compareceram e fizeram sua parte. Pelo lado do Fla, os rubro-negros não conseguiam muito se fazer ouvir. Mas marcaram presença e não deixaram de cantar.

Calor muito intenso desacelerou jogo

O termômetro oficial da partida ficou a maior parte do tempo acima dos 28ºC, o que claramente fez o jogo disputado sob o sol do meio-dia cair em velocidade em alguns momentos. Nos dois tempos, o árbitro teve que determinar parada para hidratação dos jogadores.

Cleiton expulso após confusão na área

Aos 12 minutos do 2º tempo, Naves, do Palmeiras, e Cleiton se desentenderam na área do Flamengo, e o palmeirense acertou uma cotovelada no rubro-negro. O árbitro foi advertir os dois, já que Cleiton reclamou acintosamente. Era para ser um amarelo para cada um. Mas o flamenguista já tinha cartão e foi expulso.

Wendell entrou e saiu

O atacante Wendell, do Palmeiras, teve muito pouco tempo em campo. O jogador entrou aos 16', mas acabou tendo de sair dez minutos depois, sentindo o braço esquerdo.

FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS 0 (4)X 0 (2) FLAMENGO
Competição: Copa do Brasil Sub-20 - Final
Local: Arena Barueri, em Barueri, São Paulo
Arbitragem: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Auxiliares: Leila Naiara da Cruz (Fifa-DF) e Lehi Souza Silva (DF)
Cartões Amarelos: Cleiton (FLA); Naves (PAL)
Cartão Vermelho: Cleiton (FLA)

Palmeiras: Kaíque; Garcia, henri, Naves e Michel (Daniel); Fabinho (Ruan Ribeiro), Pedro Lima (Léo) e Jhon Jhon; Ian, Vitinho (Wendell) (Allan) e Kevin (Edney). Técnico: Paulo Victor

Flamengo: Kauã Santos; Diego, Otávio, Cleiton e Marcos Paulo (Ian Luca); Igor Jesus (André Júnior), Mateus França (matheus Gonçalves) e Everton; Mateusão (José Wellinton), Victor Hugo (Werton) e Petterson (Richard). Técnico: Mario Jorge