Topo

Palmeiras

Sucessor de Scarpa? Conheça o herói do título do Palmeiras no sub-20

Jhon Jhon, pelo Palmeiras, na Copa do Brasil Sub-20 - FABIO MENOTTI
Jhon Jhon, pelo Palmeiras, na Copa do Brasil Sub-20 Imagem: FABIO MENOTTI

Do UOL, em São Paulo

12/11/2022 15h58

Classificação e Jogos

Autor do gol que selou a conquista da Copa do Brasil Sub-20 hoje (12), na decisão por pênaltis, Jhon Jhon, camisa 10 do Palmeiras, não se faz de rogado. Apontado por Scarpa como um jogador pronto para a equipe profissional, o meia se coloca à disposição de Abel Ferreira.

"Se o Abel me chamar amanhã, eu vou. O Palmeiras vem sempre em primeiro lugar", disse o jogador após a partida contra o Flamengo, disputada sob muito calor na Arena Barueri.

Jhon Jhon, que no RG atende por Jhonathan, nasceu em 2002, em Vitória, no Espírito Santo, e está no Palmeiras desde o início do segundo semestre de 2021.

"Na primeira semana [de Palmeiras], já estreei. E fomos eliminados pelo Avaí, no Allianz Parque (Copa do Brasil). Logo depois, fomos eliminados pelo Internacional, no Brasileiro. Mas aí, chegou o [atual técnico] Paulo [Victor], e a gente deu a volta por cima", conta.

Assim como Scarpa, Jhon Jhon é um jogador versátil. "Foi um ano de muito aprendizado, joguei em várias posições que não são a minha e tenho me aprimorado, como volante, ponta e até centroavante, se precisar", diz.

"Contra a Portuguesa, quando fomos eliminados (no Paulista), eu terminei o jogo como zagueiro", conta. "Tenho de agradecer o Paulo pela confiança", reitera.

Com 14 gols, ele é o artilheiro da categoria sub-20 na temporada. Além disso, o camisa 10 é o principal garçom do time, ao lado de Ian, com sete assistências. Ao todo, foram 21 participações diretas para gol em 35 partidas no sub-20 em 2022.

Sobre o craque do Brasileirão Gustavo Scarpa, Jhon e só elogios. "O Scarpa é incrível, gente boa, vou levar para minha vida", disse. "Ele conversou comigo que é para ter confiança e ir para cima, sempre estar motivado para treinar e procurar ser versátil", contou.

"[Sobre] o elenco profissional, nem tem o que falar, são pessoas de caráter, todos são gente boa. O Abel também. Tenho de agradecer a Deus por tê-los na minha vida. O Scarpa e o Zé Rafael falaram muito com a gente, para a gente se aprimorar e não ter medo", diz.

Esse foi o último ano de Jhon Jhon no Sub-20. E o jogador deixa as categorias de base do Palmeiras com sensação de dever cumprido.

"É um ciclo que está se encerrando, e a gente deixou o nosso legado com três títulos. Vai ser difícil alguém fazer o que a gente fez esse ano", afirma.

Quanto ao pênalti convertido, mais uma vez Jhon fez um discurso de confiança. O camisa 10 desperdiçou uma cobrança nas quartas de final da Copa do Brasil contra o Vasco, no tempo normal. Mas, assim como hoje, ele pegou a bola naquele dia, na disputa por pênaltis, e converteu sua cobrança.

"Eu treinei muito depois daquele dia", contou. "Por isso, hoje, eu sabia o que estava fazendo", afirmou.

Palmeiras