Atlético-MG vence o Corinthians e se classifica para a Copa Libertadores
O Atlético-MG chegou à última rodada do Campeonato Brasileiro sem ter um lugar garantido na próxima edição da Copa Libertadores. Diante de um Corinthians já classificado, o Galo precisava pelo menos empatar o duelo na Neo Química Arena. No jogo que pode ter marcado a despedida do técnico Cuca, o clube mineiro conseguiu mais do que isso. Com gol de pênalti, o chileno Eduardo Vargas deu a vitória ao Atlético e, consequentemente, a classificação para a Libertadores.
A tarde só não foi perfeita porque o Athletico-PR venceu o Botafogo, por 3 a 0, na Arena da Baixada, e garantiu o sexto lugar. Com isso, a equipe paranaense ficou a vaga restante na fase de grupos, enquanto o Galo terá de jogar as fases preliminares do torneio. Pelo investimento e expectativa que existiam sobre o Atlético-MG, campeão brasileiro e da Copa do Brasil em 2022, a classificação à Libertadores ameniza a temporada ruim.
Já o Corinthians termina o Brasileirão dentro do G-4. O jogo marcou a despedida do técnico Vítor Pereira, que cumpriu suspensão e não ficou sequer no banco de reservas. A saída do português foi anunciada por Duílio Monteiro Alves, presidente do clube, em entrevista coletiva após a partida.
Quem foi bem: Nacho Fernández
Apesar de vestir a camisa 26, o argentino é o 10 do Atlético e foi um verdadeiro maestro diante do Corinthians. Acelerou o o jogo quando necessário, cadenciou quando o Galo precisava diminuir o ritmo da partida e participou das principais jogadas ofensivas. Inclusive foi numa bola de Nacho que originou o pênalti convertido por Vargas.
Quem foi mal: Ramiro
A presença de Ramiro entre os titulares gerou certa surpresa, já que Renato Augusto ficou na reserva da rodada passada, diante do Coritiba, na teoria para se preservar para a rodada final do Brasileirão. Certo mesmo é que a escolha por Ramiro não deu certo, já que ele não conseguiu ser o armador que o Corinthians precisava e ao mesmo tempo não teve muita importância defensiva.
LIVE DO BRASILEIRÃO
O jogo do Corinthians: sem efetividade
O Corinthians terminou a partida com quase 60% de posse de bola, mas não capaz de ser tão efetivo. Apesar de finalizar mais de 15 vezes, o Timão não conseguiu criar uma grande chance de gol. Ao mesmo tempo, a defesa sofreu com a troca de passes curta do Atlético-MG, especialmente na etapa inicial.
O jogo do Atlético-MG: jogou para classificar
A estratégia do Atlético-MG na Neo Química Arena ficou bem clara: buscar um lugar na edição 2023 da Copa Libertadores. O Galo buscou bastante o ataque no primeiro tempo, já que precisava fazer um gol para ter uma segurança maior. Após sair na frente, o time treinado por Cuca se fechou na defesa e passou a apostar nos contra-ataques.
Fagner 700 vezes
O lateral-direito Fagner completou diante do Atlético-MG 700 jogos como profissional. Além do Corinthians, clube que mais defendeu, com 479 partidas, ele também atuou por Vasco, Wolfsburg (ALE) e PSV (HOL), além da seleção brasileira. Foram dez jogos pelo Brasil.
Pênalti cometido por Fausto Vera
Corinthians e Atlético-MG faziam um jogo bastante equilibrado, mas sem chances claras para nenhum dos lados. Até que Nacho Fernández escapou na linha de fundo e teve o cruzamento interceptado pelo braço esquerdo de Fausto Vera. O chileno Eduardo Vargas cobrou com tranquilidade e colocou o Galo em vantagem.
Hulk na torcida
Ausente da reta final do Atlético por causa de uma lesão muscular na panturrilha esquerda, o atacante Hulk acompanhou e vibrou bastante com a vitória sobre o Corinthians. Já de férias, Hulk postou um vídeo do momento em que Vargas cobra a penalidade que deu o triunfo ao Galo na Neo Química Arena.
Trinca na Neo Química
Pela terceira temporada consecutiva o Atlético venceu o Corinthians atuando na Neo Química Arena. Até 2020, o Galo não havia vencido atuando em Itaquera. Agora são três triunfos em sequência, todos em jogos válidos pelo Campeonato Brasileiro. Em 2020, 2021 e 2022.
Sinalizadores param o jogo
Comemorando a vitória parcial sobre o Corinthians, a torcida do Atlético ascendeu sinalizadores na arquibancada da Neo Química Arena. A partida ficou paralisada por algum tempo, enquanto todos os artefatos não fossem apagados.
FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 0 X 1 ATLÉTICO-MG
Motivo: 38ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Data e horário: 13 de novembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (Fifa/SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (Fifa/SC) e Alex dos Santos (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)
Cartões amarelos: Fábio Santos e Róger Guedes (COR); Zaracho, Jemerson, Everson, Allan e Nacho (CAM)
Gol: Vargas aos 44 minutos do primeiro tempo
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gi, Robert Renan e Fábio Santos; Fausto Vera (Mateus Vital), Du Queiroz, Maycon (Giovane) e Ramiro (Renato Augusto); Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Filipe Almeida.
ATLÉTICO-MG: Everson; Mariano, Jemerson, Réver e Dodô; Allan, Jair, Zaracho (Guga) e Nacho Fernández (Rubens); Keno (Ademir) e Vargas (Pavón). Técnico: Cuca.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.