Fim do Brasileirão: veja quem vai para a Libertadores e quem foi rebaixado
A 66ª edição do Campeonato Brasileiro terminou hoje (13) com as últimas definições que ainda restavam: uma vaga direta nos grupos e duas na fase preliminar da próxima Libertadores, seis vagas na próxima Sul-Americana e um último rebaixado. Abaixo, o UOL Esporte lista o destino de cada um dos 20 times da competição.
A disputa mais acirrada foi pelas três vagas na Libertadores, principalmente a última, que correspondia ao oitavo lugar. Ela chegou a ser do São Paulo durante o segundo tempo desta última rodada, depois passou às mãos do Fortaleza e por alguns segundos foi do América-MG. O time mineiro, no entanto, teve um gol anulado pelo VAR no Estádio Independência, só empatou e ficou fora da zona de classificação.
Athletico vai aos grupos da Libertadores
O Athletico venceu por 3 a 0 o confronto direto contra o Botafogo e se tornou o último clube a conquistar seu lugar na fase de grupos da próxima Libertadores. Ele se junta ao campeão Palmeiras e também a Internacional, Fluminense, Corinthians e Flamengo entre os clubes brasileiros que entram na competição sem precisar jogar fases preliminares. Já Atlético-MG e Fortaleza vão ter que eliminar dois adversários no mata-mata preliminar para ter o direito de jogar a fase de grupos da Libertadores.
A disputa foi para lá de emocionante. O São Paulo, que goleou o Goiás, chegou a estar na zona de classificação em certo momento da rodada.
O Fortaleza, por sua vez, venceu o Santos por 2 a 0, na Vila Belmiro, mas dependia do resultado do América-MG, que atuava em casa, para carimbar o passaporte.
Em Minas, o Atlético-GO abriu o placar e o Coelho conseguiu o empate ainda no primeiro tempo. O Dragão fez o segundo, mas o VAR apontou impedimento de Wanderson. O marcador permaneceu igual até os 55 minutos do segundo tempo, quando Conti balançou a rede. O gol colocava o América-MG na Libertadores e Independência foi à loucura, mas o VAR entrou em ação e viu toque na mão do autor do tento. Com o empate, o Fortaleza foi quem alcançou a principal competição continental.
Enquanto isso, os jogadores acompanharam os minutos finais do rival pela vaga em campo, e celebram ao apito final no Independência.
Definição dos times da Sul-Americana
Santos e Goiás foram os dois únicos times que abriram a rodada já sabendo que em 2023 vão jogar a Sul-Americana. Os demais envolvidos ainda sonhavam com a Libertadores ou poderiam ser ultrapassados e ficar sem nenhum torneio internacional. O São Paulo, por exemplo, goleou por 4 a 0 e chegou a sentir o gostinho de uma vaga na Libertadores, mas teve que se contentar com a Sul-Americana. América-MG, Botafogo e Red Bull Bragantino são os outros três que vão ao segundo torneio mais importante da Conmebol.
Atlético-GO é rebaixado à Série B
O Dragão chegou à última rodada precisando de uma combinação improvável de resultados: tinha que ganhar seu jogo de goleada e ainda torcer por uma derrota do Cuiabá. Não aconteceu nem uma coisa, nem outra. O Cuiabá venceu o Coritiba em casa por 2 a 1, garantiu sua permanência, e o Atlético-GO foi rebaixado após empatar por 1 a 1 com o América-MG. No ano que vem o time goiano vai disputar a Série B com Avaí, Ceará e Juventude, que já haviam sido rebaixados antecipadamente.
Os classificados pra libertadores são:
- Palmeiras (fase de grupos)
- Internacional (fase de grupos)
- Fluminense (fase de grupos)
- Corinthians (fase de grupos)
- Flamengo (fase de grupos)
- Athletico-PR (fase de grupos)
- Atlético-MG (fase preliminar)
- Fortaleza (fase preliminar)
Os classificados para a Sul-Americana são:
- São Paulo
- América-MG
- Botafogo
- Santos
- Goiás
- Bragantino
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.